Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoni, Lucineide Maria de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9393586491556184por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee2Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:21Z-
dc.date.available2009-07-30-
dc.date.issued2008-09-10-
dc.identifier.citationPESSONI, Lucineide Maria de Lima. AS RELAÇÕES DAS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA COM A ATIVIDADE DOCENTE E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. 2008. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2008.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1228-
dc.description.resumoO presente estudo aborda as relações das práticas de organização e gestão da escola com a atividade docente e a aprendizagem dos alunos, visando captar na realidade escolar indícios de tais práticas que atuam favoravelmente no trabalho dos professores e, por conseqüência (extensão), na aprendizagem escolar dos alunos. As categorias de análise foram buscadas em estudos sobre características de escolas bem sucedidas, mas ressignificadas aqui em função de uma gestão democrático-participativa voltada para a formação das capacidades intelectuais e a formação de valores e atitudes emancipatórios. A motivação deste estudo surgiu pela constatação, em pesquisas já realizadas e na observação da experiência cotidiana, de certa crise nas escolas no que se refere às formas de organização e gestão que estaria se refletindo negativamente nos processos e resultados (implicados) das aprendizagens dos alunos. A pesquisa consistiu de estudo de caso de quatro escolas públicas localizadas em cidade do interior do Estado de Goiás nas quais foram observadas as práticas de organização e gestão e sua atuação no trabalho dos professores e na aprendizagem escolar dos alunos. Foram realizadas, também, entrevistas com diretores, coordenadores, professores, auxiliares administrativos, pais e alunos. Como referência teórica foi utilizada a teoria histórico-cultural, especialmente estudos que acentuam o papel dos fatores sócio culturais e institucionais nos modos de pensar e agir dos indivíduos. O estudo possibilitou captar indícios concretos da influência dos fatores socioculturais e institucionais, especialmente as práticas de gestão, na atividade dos professores e na aprendizagem dos alunos. Desse modo, trouxe melhor compreensão acerca de características organizacionais das escolas que fazem diferença em relação à consecução de objetivos educacionais esperados.por
dc.description.abstractThis present study approaches organized practices relations and school management with the educational activity and the students learning, aiming at catch in the school reality evidences of such that practices which act favorably at the teachers work and, for extension, the students school learning. The categories of analysis was taken from successful schools studies, but remade for a function of a democratic-participative formation directed to an intellectual capacity formation and a formation of emancipated attitudes values. The motivation in that study came from the evidence, in researches already carried through and in the daily experience, of certain crisis in the schools with respect to organization ways and management with are reflecting negatively in the process and the results of students learning. The research consisted in study of case of four public schools located in the interior town of Goiás State, in which was observed the organization practices and management and its performance in the teachers work and in the pupils school learning. It was realized, also, interviews with principals, coordinators, teachers, assistant administrative, relatives and students. As theoric reference it was used historic-cultural theory, specially studies which accentuate the paper of partner cultural facts and institutional in the way of think and act of the people. This study can make possible to catch matter-of-fact indications of the influence of partner cultural and institutional, especially in the management practices, teacher work and in the students learning. In this manner, it brought a better understanding concerning organizational characteristics in the schools which establish difference related to a relation the achievement due educational objectives.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCINEIDE MARIA DE LIMA PESSONI.pdf: 655553 bytes, checksum: 588872782e1733631b9e9b6214067ee4 (MD5) Previous issue date: 2008-09-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4232/LUCINEIDE%20MARIA%20DE%20LIMA%20PESSONI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganização e gestão de escolaspor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectCondições de aprendizagempor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectOrganization and school managementeng
dc.subjectSchool administrationeng
dc.subjectLearning conditionseng
dc.subjectOrganizational Cultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS RELAÇÕES DAS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA COM A ATIVIDADE DOCENTE E A APRENDIZAGEM DOS ALUNOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCINEIDE MARIA DE LIMA PESSONI.pdf640,19 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.