Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Suelena de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7111144998735057por
dc.contributor.advisor1Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623por
dc.contributor.referee1Schultz, Lenita Maria Junqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0por
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee3Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:22Z-
dc.date.available2009-12-17-
dc.date.issued2009-07-04-
dc.identifier.citationAGUIAR, Suelena de Moraes. ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO FATOR DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM GOIÂNIA. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1231-
dc.description.resumoA inclusão/exclusão dos alunos trouxe para a realidade diversos debates políticos e educacionais referentes às demandas das crianças e adolescentes que apresentam necessidades especiais. Nesse contexto, a organização da escolaridade em ciclos tem sido apontada como um mecanismo de democratização da escolaridade, portanto, de inclusão educacional. Essa pesquisa é intitulada Organização Escolar em Ciclos de Formação e Desenvolvimento como Fator de Inclusão Educacional em Goiânia e tem como campo de estudo a Rede Municipal de Educação de Goiânia onde atuamos como professora. Seu objetivo é analisar a proposta dos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano implantada na RME de Goiânia em 1998, como fator de inclusão educacional. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e direciona os processos de estudo para a análise dos fatos. Está estruturada em quatro capítulos articulados à metodologia, aos objetivos e às bases teóricas que orientam a sua problemática. Identificamos diversos elementos que evidenciaram um distanciamento entre os espaços exteriores e interiores a escola. Estes elementos se referem às ações da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia propostas para a escola na época da implantação dos ciclos. A implantação dos ciclos na RME de Goiânia parece ter acontecido de cima para baixo, sem a devida interação e participação da equipe escolar e comunidade. No que se refere a inclusão na Rede, tendo por base os relatos colhidos nas entrevistas, os professores apesar de demonstrarem conhecimento das Leis que asseguram a inclusão dos alunos, ainda não compreendem a proposta de Inclusão Educacional. Todos os entrevistados relataram que a inclusão na RME de Goiânia vem se desenvolvendo com muitas dificuldades. Como reflexão final, é importante destacar que, para garantir a inclusão dos alunos na RME torna-se necessário a aceitação e envolvimento de todos os segmentos, família, escola, comunidade etc.por
dc.description.abstractPupils inclusion and exclusion have brought to reality several political and educational debates concerning the demands of children and adolescents with special needs. In this context, the school organization in cycles has been pointed as a mechanism of democratization of the school system, therefore, of educational inclusion. This research is intitled The School Organization in Formation Cycles and Development as a Factor of Educational Inclusion in Goiânia and it has as a study field the Rede Municipal de Educação de Goiânia where I work as a teacher. This research aims the analysis of the proposal of the Formation Cycles and the Human Development implemented in the Rede Municipal de Goiânia in 1998 as a factor of educational inclusion. This research has a qualitative nature and directs the study processes. It is divided into four chapters articulated to the methodology, the objectives and the theoretical bases which guides its problem. We identified several elements which showed the existence of a distance between the school internal and external spaces. These elements refer to the actions of Secretaria Municipal de Educação de Goiânia proposed to the schools at the time of the Cycles System implementation. The Cycles implementation in the RME of Goiânia seems to have happened from top to bottom, without the interaction and participation of the school members and the local community. Concerning the inclusion in the REM, having for basis information obtained from interviews, teachers demonstrated that although they are aware of the laws which assure the pupils inclusion, they still don t understand the Proposal of Educational Inclusion. All the interviewed teachers said that the inclusion process is facing many difficulties. As a final reflexion, it is important to emphasize that to guarantee the inclusion of students in the RME Goiânia, it is necessary the acceptance and involvement of all segments, family, school, community, etc.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Suelena de Moraes Aguiar.pdf: 850478 bytes, checksum: faa5e300f151b0cb23f0b39230a6a07d (MD5) Previous issue date: 2009-07-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4252/Suelena%20de%20Moraes%20Aguiar.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectciclos de formaçãopor
dc.subjectinclusão educacionalpor
dc.subjectdesenvolvimento humano.por
dc.subjectformation cycleseng
dc.subjecteducational inclusioneng
dc.subjecthuman development.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO FATOR DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM GOIÂNIApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suelena de Moraes Aguiar.pdf830,54 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.