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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1234
Tipo do documento: Dissertação
Título: Michel Foucault, educação e formação do sujeito
Autor: Alves, Luzia Aparecida 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Segundo membro da banca: Brito, Maria Helena de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa objetivou buscar a formação histórica do conceito de subjetividade moderna na sociedade ocidental, problematizando a concepção que coloca o homem como sujeito unitário, autônomo, cognoscente e objeto de seu próprio conhecimento sobre o qual a própria razão se baseia, analisando suas implicações com a educação e formação do sujeito. Buscaremos o conceito de subjetividade moderna nas análises históricas das práticas sociais de subjetividades empreendidas por Michel Foucault na antiguidade greco-romana, nos primeiros séculos da era cristã e na formação do sujeito moderno fabricado pelo discurso cientifico. História e subjetividade se entrecruzam por domínios filosóficos. Nas análises dos saberes presentes nas práticas sociais podemos reinterrogar o conhecimento, o sujeito e as condições que o transformam em sujeito de conhecimento. Observamos que as práticas do cuidado de si são elementos que constituem a subjetividade na antiguidade, fundamentando a existência de um sujeito que postula a verdade através de procedimentos éticos, que regulam a si e aos outros. Na modernidade, as práticas sociais estão reveladas no saber científico conduzido pelas Ciências Humanas, que ordenam o jogo das representações do sujeito como objeto e como conhecimento.
Abstract: This work aimed to search the historical formation of the concept of modern subjectivity in the western society, questioning the conception that places man as unitarian, independent, individual, knowledgeable being and object of its knowledge in which reason bases its, by analyzing its implications with education and individual s formation. We will search the concept of modern subjectivity in the historical analyses of the subjectivity of the social practices undertaken by Michel Foucault experiences in the Greco-roman antiquity, in the first centuries of the Christian era and the formation of the modern individual manufactured by the scientific discourse. History and subjectivity are tied for philosophical dominions, in the analyses of the knowledge presented in the social practices, we can reinterrogate the knowledge, the individual and the conditions which transforms it into an individual with knowledge. We observe that the practice of taking care of itself are elements which constitute the subjectivity in the ancient history. Substantiating on the existence of an individual who postulates the truth through ethical procedures, which regulates itself and the others. In the modernity, social practices are revealed in the scientific knowledge led for the Human Sciences, that order the game of the representations of the subject as an object and knowledge.
Palavras-chave: práticas sociais
educação
subjetividade
social practices
education
subjectivity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: ALVES, Luzia Aparecida. Michel Foucault, educação e formação do sujeito. 2009. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1234
Data de defesa: 27-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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