Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1242
Tipo do documento: Dissertação
Título: As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
Autor: Peres, Vanilde Alves 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Roure, Glacy Queirós de
Segundo membro da banca: Zanolla, Silvia Rosa da Silva
Resumo: A educação tem sido objeto de discussão sob o enfoque da Teoria Crítica e de seus estudiosos. Nesta pesquisa, limitou-se a concepção da educação como forma de autonomia do sujeito. O principal objetivo foi refletir sobre os conceitos adornianos e sua contribuição para pensar a educação como possibilidade para a emancipação do indivíduo. Para isso buscou-se levantar os aspectos históricos que culminaram com o movimento da Teoria Crítica e que são determinantes para melhor entendê-la no contexto político, social e cultural. Foram discutidos os conceitos de educação, emancipação, autonomia e barbárie e a importância da escola no contexto da Teoria Crítica. A opção pelo tema, Contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia, deveu-se a discussões e leituras sobre o papel da educação e ao trabalho do teórico da Escola de Frankfurt que ansiava pela conquista da liberdade do pensamento através da emancipação, vinculada à educação e cultura social de forma ampla. A pesquisa foi de cunho essencialmente teórico ancorada na filosofia de Adorno e estudiosos da Teoria Crítica. As reflexões aqui registradas mostram a importância da educação além dos muros da escola, assim como a relevância das instituições escolares como elementos fundamentais na formação do indivíduo.
Abstract: The education has been object of constant discussion under the approach of Critical Theory and studious of the subject. In this research, it was delimited the conception of the education as form of autonomy of the citizen. The main objective was to reflect on the adornianos concepts and its contribution to think the education as possibility for the emancipation of the individual. For this one searched to raise the historical aspects that had culminated with the movement of the Critical Theory and that they are determinative for better understand it in the context of the Critical Theory. The option for the subject, Contributions of Adorno to think about education for the autonomy, had it discussions and readings on the role of the education and to the work of theoretician of the School of Frankfurt that yearned for the conquest of the freedom of the thought through the entailed emancipation to the education and social culture of ample form. The research was essentially theoretician anchored in the studious philosophy of Adorno and of the Critical Theory. The reflections registered here show the importance of the education beyond the walls of the school, as well as the relevance of the pertaining to school institutions as basic elements in the formation of the individual.
Palavras-chave: Teoria crítica
educação e autonomia
Critical theory
education and autonomy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: PERES, Vanilde Alves. As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242
Data de defesa: 23-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanilde Alves Peres.pdf297 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.