Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVirote, Shirley Mar Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9299568108451759por
dc.contributor.advisor1Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.contributor.referee1Afonso, Lucia Helena Rincon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8por
dc.contributor.referee2Souza, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4438908621740299por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:28Z-
dc.date.available2010-03-09-
dc.date.issued2009-09-16-
dc.identifier.citationVIROTE, Shirley Mar Pereira. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: implicações das mudanças legais no Governo Lula para o IFG. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1246-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado em educação intitulada: A Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio: implicações das mudanças legais no Governo Lula para o IFG expõe os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo explicitar as políticas públicas e institucionais voltadas para a implementação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio, seus princípios e concepções teóricas fundantes, bem como o desenvolvimento destas políticas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Um novo ordenamento legal regulamenta esta modalidade de ensino, no Brasil, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, no 9.394/1996. Analisa-se, especialmente, o período compreendido entre 2004 e 2009, no que se refere à organização curricular e suas possibilidades de subsidiar a construção de um projeto educacional comprometido com a formação tecnológica cidadã e emancipadora. Abordam-se as relações entre as categorias educação, trabalho, ciência, tecnologia e cultura, nas sociedades capitalistas para as análises dos documentos oficiais do IFG, das entrevistas, questionários, enfim dos dados coletados. Procuro levantar em relação às concepções de educação profissional técnica de nível médio, homem e trabalho, que norteiam a construção do projeto curricular para essa modalidade de ensino, no IFG (sede), Curso Técnico de Edificações, turma 2007, e como os sujeitos, neste processo, compreendem os diversos elementos constituidores dessa modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, onde se recorre, também, à análise documental, bibliográfica e de campo que historiciza a problemática abordada considerando, sobretudo os aspectos políticos, culturais e sócio-econômicos envolvidos no processo embasado no pensamento de teóricos, que adotam a epistemologia dialética. Como suporte à coleta de dados realizo aplicação de questionários semi-estruturados e entrevista com professores, alunos, pedagogos e gestores. No primeiro capítulo, desenvolve-se uma análise das categorias educação, trabalho, ciência, tecnologia e cultura a partir da tessitura existente entre as relações históricas e sociais, situando-as na sua totalidade heterogênea e em seu impacto na qualificação profissional de homens e mulheres. No segundo capítulo, trata-se da política educacional brasileira, a partir da aprovação da nova LDBEN, no 9.394/1996. Detém-se no estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de nível técnico no período compreendido entre 1997 e 2009. No terceiro e último capítulo, apresenta-se a pesquisa e respectivas análises. De acordo com os teóricos estudados e com os dados coletados das falas dos sujeitos participantes da pesquisa, uma educação profissional emancipadora, transformadora e cidadã exige um currículo desenvolvido na forma integrada, como uma proposta educativa aberta e ativa, centrada no sujeito aprendente na sua relação com o mundo do trabalho e para o trabalho, o que exige a geração de tempos e espaço docentes e discentes, para a realização de atividades coletivas, fruto da negociação dos elementos pessoais para que ocorra o processo interdisciplinar.por
dc.description.abstractThis master's degree thesis in education entitled: "The Professional Technical Education of Medium Level integrated to medium teaching: implications of legal changes in Lula government to IFG" exposes the results of a research that has as objective to explicit public and institutional politics directed on implementation of Professional Technical Education of Medium Level integrated to medium teaching, its principles and theoretical concepts founding, as well as the development of these politics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás IFG. A new legal planning regulates this modality of teaching, in Brazil, with the approval of the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDBEN in 9394/1996. It s analyzed, especially the period between 2004 and 2009, regarding to curricular organization and their possibilities to subsidize the construction of an educational project engaged to technological training citizen and emancipatory. It addresses the relations between the categories education, work, science, technology and culture in capitalist societies for the analysis of official documents of the IFG, the interviews, questionnaires, finally of data collected. I try to raise in relation to concepts of professional technical education of medium level, man and work, that guide the construction of curriculum project for this modality of teaching, on IFG (unit), the Technical Course of Buildings, class of 2007, and as the subjects in this process, understand the various elements are constituted of this modality of teaching. This is a qualitative investigation in the form of case study, where they are charged, too, document analysis, bibliographic and field that historicizes the problem discussed considering, especially the political, cultural and socioeconomic aspects involved in the process based on the thought of theorists who adopt a dialectical epistemology. As support to the data collection I realize application of semi-structured questionnaires and interviews with teachers, students, educators and managers. The first chapter develops an analysis of categories education, work, science, technology and culture from the texture existing between the historical and social relations, placing them in their entirety heterogeneous and its impact on professional qualification of men and women. In the second chapter, it is treated the Brazilian educational politic, from the approval of the new LDBEN in 9394/1996. It detains in the study of the National Curricular Guidelines for Professional Education of medium level in the period between 1997 and 2009. In the third and final chapter presents the research and their analysis. According to the theoretical studied and the data collected from talking of subjects participants in the research, a professional education emancipatory, transforming and citizen requires a curriculum developed in an integrated way, as an educational proposal opened and active, focused on the learner in its relation with the world of work and for work, which requires the generation of times and space teachers and students, to performance collective activities, the result of negotiation of personal elements to occurs the interdisciplinary process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SHIRLEY MAR PEREIRA VIROTE.pdf: 1166683 bytes, checksum: 688b38d4c7febd7ab51a7692efde1ddc (MD5) Previous issue date: 2009-09-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4368/SHIRLEY%20MAR%20PEREIRA%20VIROTE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissional Técnicapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectTecnologia e Cultura.por
dc.subjectProfessional Technical Educationeng
dc.subjectMedium Teachingeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectTechnology and Culture.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: implicações das mudanças legais no Governo Lula para o IFGpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHIRLEY MAR PEREIRA VIROTE.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.