Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1248
Tipo do documento: Dissertação
Título: ALFABETIZAÇÃO EM CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO DE CASO
Autor: Souza, Cleyde Nunes Leite 
Primeiro orientador: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Miranda, Marília Gouveia de
Resumo: O presente estudo de caso tem por objetivo a investigação da prática pedagógica de uma professora alfabetizadora de uma escola pública municipal de Goiânia organizada sob o sistema de ensino por Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano. A investigação conduzida em uma abordagem qualitativa privilegiou a observação de uma sala de aula de Ciclo I, composta por um grupo de crianças entre seis e sete anos que se encontra em pleno processo de aquisição formal da língua portuguesa. Para isso, os seguintes procedimentos foram adotados: 1) levantamento bibliográfico; 2) mapeamento para identificação do sujeito de análise; 3) observações informais; 4) observações formais; e 5) estudo documental (planos de aulas, avaliações descritivas dos alunos, proposta político pedagógica da escola e diretrizes curriculares para o ensino fundamental). Os dados coletados apontam para a compreensão de que a forma com que essa professora dá tratamento ao processo de ensinar e aprender a ler e escrever em língua portuguesa interfere qualitativamente na alfabetização/letramento dessas crianças; e que essa prática adotada pouco ou nada tem a ver com uma proposta de ensino baseada em séries ou em ciclos, mas com uma concepção dialógica de aquisição de linguagem (BAKHTIN, 1999).
Abstract: The aim of this case study is to analyze the pedagogical practice of a literacy teacher at a Goiânia municipal school which uses the teaching system of Formation Cycles and Human Development. The analysis involving a qualitative approach consisted of an observation in a Cycle 1 classroom, with a group of 6-7 year-olds in the process of the formal acquisition of Portuguese. The following procedures were adopted: 1) bibliographical research; 2) mapping the identity of the subject of the analysis; 3) informal observations; 4) formal observations; and 5) study of documents (lesson plans, students descriptive analyses, the school s pedagogical policy proposal and curriculum guidelines for primary education). The analysis of the data pointed to an understanding that the way in which this teacher treats the process of teaching and learning to read and write in Portuguese qualitatively interferes with the literacy process of these children; and that the practice adopted has little or nothing to do with a proposal for teaching based on grades or cycles, but has to do with a dialogical conception of language acquisition (Bakhtin, 1999).
Palavras-chave: Ciclos
prática pedagógica
dialogismo e aquisição de linguagem
Cycles
pedagogical practice
dialogism and language acquisition
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SOUZA, Cleyde Nunes Leite. ALFABETIZAÇÃO EM CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO DE CASO. 2009. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1248
Data de defesa: 17-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEYDE NUNES LEITE SOUZA.pdf395,27 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.