Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1250
Tipo do documento: Dissertação
Título: A ATIVIDADE LÚDICA EM PRÁTICAS DE ENSINO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE
Autor: Landó, Sônia Luci Zimmermann 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Resumo: O estudo teve por objetivo investigar práticas de ensino com atividades lúdicas na Educação Infantil em creche e seu papel no desenvolvimento mental e afetivo das crianças. Tais atividades foram entendidas como parte integrante daqueles conhecimentos, habilidades e atitudes a serem internalizadas por crianças dessa faixa etária, em escolas. A pesquisa consistiu da aplicação de um experimento didáticoformativo, cujo conteúdo foi a realização de atividades lúdicas visando mudanças nas ações mentais dos alunos em relação a níveis esperados de desenvolvimento mental e afetivo. A investigação teve como base teórica a teoria histórico-cultural e a teoria do ensino desenvolvimental de V. Davidov. A realização do experimento e sua análise permitiram comprovar a eficácia do trabalho da professora no progresso dos processos mentais das crianças exigindo-se, no entanto, atuação firme e determinada da professora, uma estrutura mínima de organização da classe para levar em frente as atividades docentes e discentes e respeito irrestrito às características sociais, culturais e psicológicas das crianças.
Abstract: The study aimed to investigate practices of teaching with play activities in early childhood education in nursery school and their role in mental and emotional development of children. Such activities were understood as part of those knowledge, skills and attitudes to be internalized by children at this age, in schools. The research was an application of a teaching experiment which content was to carry out ludics activities aimed at changing students' mental actions in relation to expected levels of mental and emotional development. The research was based on theoretical historicalcultural theory and the theory of developmental teaching of V. Davidov. The accomplishment of the experiment and its analysis allowed to proving the effectiveness of the professor in the progress of the mental processes of children requiring, however, firm and determined actions of the teacher, a minimal structure of class organization to carry on teaching activities and students and unrestricted respect for social, cultural and psychological of children needs.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ludicidade
Educação em creche
Teoria históricocultural
Teoria do ensino desenvolvimental
Early childhood education
Children s play
Ludic education
Education in nursery school
Historical-cultural theory
Theory of developmental teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: LANDÓ, Sônia Luci Zimmermann. A ATIVIDADE LÚDICA EM PRÁTICAS DE ENSINO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1250
Data de defesa: 20-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sonia Luci Zimmermann Lando.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.