Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1251
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ENSINO FUNDAMENTAL NOTURNO: GESTÃO E FUNCIONAMENTO |
Autor: | Reis, Elvira Neta Souza |
Primeiro orientador: | Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho |
Primeiro membro da banca: | Libâneo, José Carlos |
Segundo membro da banca: | Rosa, Dalva Eterna Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Afonso, Lucia Helena Rincon |
Resumo: | O trabalho em questão refere-se a uma pesquisa sobre a gestão e funcionamento escolar do ensino fundamental noturno, tendo como foco o cotidiano da instituição educativa, seus alunos e o trabalho pedagógico realizado pelos gestores e professores. Sua realização é fruto de preocupações surgidas durante o exercício do magistério à noite. A educação escolar oferecida neste período adquire feições próprias que a diferenciam da que acontece durante o dia. O enfoque incide no ensino noturno que, em nossa opinião, tem recebido pouca atenção dos diferentes órgãos encarregados da gestão educacional e possivelmente dos próprios profissionais que trabalham nesse período. É uma pesquisa qualitativa. A metodologia utilizada tem como base estudos bibliográficos, observação em campo, realização de entrevistas com alunos, professores e gestores escolares e coleta de dados sobre as características dos sujeitos que estudam e trabalham na escola. Esperamos que este trabalho possa despertar a atenção dos que militam no campo da Educação e principalmente, freqüentam a escola no período noturno, considerando que o cotidiano nesse horário apresenta certas particularidades, já que seu alunado se encontra inserido no mercado de trabalho ou em outras situações de vida bem específicas. |
Abstract: | The essay in question refers to a research about the management and operation of a night elementary school group that has as focus the everyday life of the educational institution, its students and the teachers pedagogical work. Its achievement is the result of concerns raised during the process of teaching at night. The school education offered at this time acquires its own features that distinct from what happens during the day. The focus is on the evening school, which in our opinion has not received enough attention from the various agencies responsible for educational administration and possibly from the professionals who work in this period. The methodology a qualitative research based on bibliographic research, field observation and interviews with students, teachers and school administrators and also data collected on the characteristics of the people who study and work at school. We expect that the essay calls the attention of those who, especially, teach in the education field and attend school at night, considering that the daily schedule at this time has certain particularities, because its students are inserted into the labor market or in other specific life situations. |
Palavras-chave: | ensino fundamental noturno gestão escolar cotidiano escolar night elementary school school management school routine |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | REIS, Elvira Neta Souza. O ENSINO FUNDAMENTAL NOTURNO: GESTÃO E FUNCIONAMENTO. 2009. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1251 |
Data de defesa: | 15-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elvira Neta Souza Reis.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.