Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1252
Tipo do documento: Dissertação
Título: PRODUÇÃO TEXTUAL: DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS E AÇÕES DE MUDANÇAS COM BASE NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO
Autor: Silva, Vicente Celestino da 
Primeiro orientador: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Resumo: Esta dissertação pretende analisar o processo de melhoria do ensino e aprendizagem da produção do texto dissertativo-argumentativo conforme as competências do ENEM. Está embasada na teoria do dialogismo de Bakhtin (1988, 1997, 1998 e 2003) e outros autores que focalizam a produção de textos no ensino de Língua Portuguesa, como Antunes (2005, 2006 e 2007) e Marcuschi (2008). Por que a maioria dos alunos concluintes do ensino médio no Colégio Estadual Ângelo Urzêda apresenta dificuldades para interpretar e produzir textos escritos? Suas dificuldades podem ser explicadas pela metodologia adotada em sala de aula de português que privilegia o ensino normativo do idioma, diferentemente da proposta didática do ENEM que leva em conta as cinco competências na leitura e produção textual? Os resultados do ENEM demonstram problemas de leitura e escrita dos alunos. Há uma queixa generalizada dos professores de todas as disciplinas sobre o desinteresse e a falta de qualidade da escrita e da leitura interpretativa dos alunos, apontando o professor de língua portuguesa como o único responsável em solucionar o problema. Ao analisar alguns documentos da escola, pude perceber que a síntese curricular e o projeto político pedagógico não demonstram ser consonantes com as propostas pedagógicas do PCNEM e ENEM, já que a escola e a prática em sala de aula não parecem refletir a matriz de competências sugeridas pelo MEC: 1) demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; 2) compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo; 3) selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa um ponto de vista; 4) demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 5) elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como se dá o processo de ensino e aprendizagem da produção escrita do texto dissertativo argumentativo na 3ª série A do ensino médio do Colégio Estadual Ângelo Urzêda durante o ano de 2008. O objetivo específico foi identificar as dificuldades que têm levado ao (in)sucesso o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da produção escrita da maioria dos alunos concluintes do ensino médio. Este trabalho é um estudo de caso de cunho qualitativo, situa-se na área da Educação, insere-se no campo da Linguagem em Língua Portuguesa e a discussão dos dados coletados busca compreensão no dialogismo bakhtiniano.
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the process of improving teaching and learning of how to produce a dissertational-argumentative text according to ENEM demands. It is based on Bakhtin s theory of dialogism (1988, 1997, 1998 and 2003) and other authors who focused on text production in the teaching of Portuguese, such as Antunes (2005, 2006 and 2007) and Marcuschi (2008). Why do the majority of school-leavers at Colégio Estadual Ângelo Urzêda have difficulties when interpreting and producing written texts? Can their difficulties be explained by the methodology used in the Portuguese language class which favors normative teaching rather that the ENEM didactic proposal which takes into account the five competencies when reading and producing texts? ENEM results show up student reading and writing problems. There is a general complaint from teachers of all subjects about the students disinterest and lack of quality in writing and reading interpretation. The Portuguese language teacher is indicated as the only person responsible for solving the problem. On analyzing certain school documents, it could be seen that curricular synthesis and the pedagogical policy project are not consonant with the pedagogical proposals of the PCNEM or ENEM, since neither school nor classroom practice would seem to reflect the set of competencies suggested by MEC: 1) show mastery of the cultural norms of written language; 2) understand the proposal of the composition and use concepts from the different areas of knowledge to develop the theme, within the structural limits of the dissertational-argumentative text; 3) select, relate, organize and interpret information, facts, opinions and arguments to defend a point of view; 4) show knowledge of the linguistic mechanism necessary to build the argument; 5) draw up an intervention proposal for the problem being treated, while respecting human rights. The main aim of this research was to analyze how the process of teaching and learning to produce a dissertational-argumentative text was undertaken in Grade 3A Colégio Estadual Ângelo Urzêda during 2008. Its specific aim was to identify the difficulties which have led to the success or lack thereof in the process of teaching and learning of reading and writing of high school leavers. This study is a qualitative type case-study, situated in the field of Education. It belongs to the field of Language and the Portuguese language and the discussion on the data collected seeks understanding within Bakhtinian dialogism.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem
produção de textos
dialogismo
teaching and learning
text production
dialogism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SILVA, Vicente Celestino da. PRODUÇÃO TEXTUAL: DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS E AÇÕES DE MUDANÇAS COM BASE NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1252
Data de defesa: 25-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VICENTE CELESTINO DA SILVA.pdf562,71 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.