Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1253
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Isa Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3634652323271470por
dc.contributor.advisor1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee1Alves, Nancy Nonato de Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409020302695460por
dc.contributor.referee2Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:31Z-
dc.date.available2010-06-22-
dc.date.issued2009-09-10-
dc.identifier.citationBRAGA, Isa Maria. UMA ESCUTA SOBRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (GO). 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1253-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por finalidade buscar elementos para compreender melhor a incidência de resultados insatisfatórios na aprendizagem da leitura e da escrita em classes de alfabetização no município de Goiânia (GO), a despeito dos investimentos feitos na formação de professores e na melhoria do funcionamento das escolas. A investigação consistiu, principalmente, da análise de respostas de professoras alfabetizadoras vinculadas à Rede Municipal de Educação, dadas em questionário aberto, visando conhecer seu pensamento sobre as suas próprias concepções teóricas e suas práticas em relação à alfabetização. Foram, também, utilizadas para análise, o estudo de propostas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e entrevistas feitas com algumas professoras. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi captar o olhar das professoras alfabetizadoras por meio da identificação e análise de suas apropriações das concepções teóricas e metodológicas da alfabetização, tal como difundidas nas propostas oficiais, e de sua própria visão sobre suas práticas em sala de aula. A análise dos resultados aponta dificuldades das professoras em se apropriar das propostas pedagógicas da SME que, por sua vez, não estariam contribuindo para que ocorra essa apropriação, devido a certo ecletismo teórico e pouca vinculação da teoria com a prática. Além disso, há indícios de que a formação inicial e os programas de formação continuada das professoras não estariam repercutindo favoravelmente em suas ações na sala de aula.por
dc.description.abstractThe present study had the purpose to search elements to better understand the unsatisfactory results of incidence in learning of reading and writing in literacy classes in the municipality of Goiânia, Goiás, despite the investments made in elementary teachers training and improving the functioning of schools. The investigation primarily consisted the analysis of responses from elementary teachers linked to the municipal education system, given in open questionnaire, seeking to learn their thinking about their own theoretical concepts and practices in relation to literacy. also used for analysis, the study of pedagogical proposals of the Municipal Education Department and some interviews with some teachers. Although, the research general objective was to capture the look of the elementary teachers by identifying and analyzing their theoretical and methodological conceptions appropriation of literacy as widespread in the official proposals, and his own vision for their room class practice. The results analysis, points out the adaptation in education proposals of MED difficulties of elementary teachers, on the other hand, would not be contributing to such ownership that occurs because of a theoretical eclecticism certain and weak linkage between theory and practice. Besides, there are initial training and continuing education programs indications of the teachers would not reflecting favorably on their actions in the classroom.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isa Maria Braga.pdf: 631892 bytes, checksum: 1780821dc052f10dbcf1cdb2ecd596bd (MD5) Previous issue date: 2009-09-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4481/Isa%20Maria%20Braga.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAprendizagem da leitura e escritapor
dc.subjectConcepções teóricas de alfabetizaçãopor
dc.subjectFormação de professores em alfabetizaçãopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLearning to read and writeeng
dc.subjectTheoretical concepts of literacyeng
dc.subjectContinuing education programs of literacyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUMA ESCUTA SOBRE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA (GO)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isa Maria Braga.pdf617,08 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.