Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1254
Tipo do documento: Dissertação
Título: APROPRIAÇÕES DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO
Autor: Veloso, Magna Eutimia Ferreira Lacerda 
Primeiro orientador: Peixoto, Joana
Primeiro membro da banca: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Segundo membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Resumo: Este estudo foi realizado dentro da linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás, tendo como objetivo investigar as formas de apropriação e mediação dos recursos audiovisuais pelos professores do Ensino Médio do município de Rio Verde, no Estado de Goiás. Para o seu desenvolvimento, algumas questões serviram como norte, dentre as quais se destacam: Qual a preparação que o professor do Ensino Médio tem para trabalhar os recursos audiovisuais? Quais os critérios adotados para seleção dos recursos utilizados? Quais as formas mais comuns de usos dos recursos audiovisuais pelos professores do Ensino Médio? A abordagem sociotécnica fundamenta o presente estudo, indicando as categorias da apropriação e da mediação para análise dos usos dos recursos audiovisuais em sala de aula (BELLONI, 2001, 2002; CARDON, 2005; FEENBERG, 2003; MENDONÇA, 2009; PEIXOTO, 2007, 2008; PRETTO, 1996; PRETTO; LIMA JÚNIOR, 2005; RÜDIGER, 2002; SANTOS, 2005; TOSCHI, 2002, 2007; VYGOTSKY, 1991). Para contemplar os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo de caso do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2005; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), com a adoção dos seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação de aula, questionário aberto e análise documental. Os resultados indicam que percepção do professor, ainda é marcada por uma visão ingênua do uso dos meios. Em consonância com as formas de apropriação identificadas no corpus deste estudo, as formas de mediação vão apontar para a predominância de uma visão instrumental, que atribui ao meio a função de mero apêndice. Destacamos também a necessidade de formação do professor e de um tipo de formação que integre técnica, comunicação e pedagogia.
Abstract: This study was done based on the research line Education Theories and Educational processes, Post-Graduation Program in Education from Universidade Católica de Goiás, having as a goal to investigate the ways audiovisual resources are appropriated and mediated by High School teachers in the city of Rio Verde, in the State of Goiás. In order to develop it, some questions were used as a guide, like the following important ones: What kind of formation does High School teacher have to work with audiovisual resources? What are the criteria adopted to select resources which are used? Sociotechnical Approach validates the present study, indicating appropriation and mediation categories to analyze audiovisual resources use in class (BELLONI, 2001, 2002; CARDON, 2005; FEENBERG, 2003; MENDONÇA, 2009; PEIXOTO, 2007, 2008; PRETTO, 1996; PRETTO; LIMA JÚNIOR, 2005; RÜDIGER, 2002; SANTOS, 2005; TOSCHI, 2002, 2007; VYGOTSKY, 1991). In order to contemplate the research goals, an ethnography type study was done (ANDRÉ, 2005; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), with the adoption of the following data collection tools: class observation, open questionnaire and document analysis. The results indicate that teacher perception is still marked by a naive vision of the resources use. In agreement with the appropriation way identified in the corpus of this study, the mediation ways will point out the predominance of an instrumental vision, which attributes to the environment the function of a mere appendix. We also highlighted the need of teacher formation and a formation pattern that integrates techniques, communication and pedagogy.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas no Ensino Médio
recursos audiovisuais no Ensino Médio
apropriação
mediação
concepção sociotécnica.
High School Pedagogical Practices
audiovisual resources in High School
appropriation
mediation
sociotechnical conception.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: VELOSO, Magna Eutimia Ferreira Lacerda. APROPRIAÇÕES DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1254
Data de defesa: 20-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Magna Eutimia Ferreira Lacerda Veloso.pdf548,35 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.