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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1254
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | APROPRIAÇÕES DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO |
Autor: | Veloso, Magna Eutimia Ferreira Lacerda |
Primeiro orientador: | Peixoto, Joana |
Primeiro membro da banca: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Segundo membro da banca: | Toschi, Mirza Seabra |
Resumo: | Este estudo foi realizado dentro da linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás, tendo como objetivo investigar as formas de apropriação e mediação dos recursos audiovisuais pelos professores do Ensino Médio do município de Rio Verde, no Estado de Goiás. Para o seu desenvolvimento, algumas questões serviram como norte, dentre as quais se destacam: Qual a preparação que o professor do Ensino Médio tem para trabalhar os recursos audiovisuais? Quais os critérios adotados para seleção dos recursos utilizados? Quais as formas mais comuns de usos dos recursos audiovisuais pelos professores do Ensino Médio? A abordagem sociotécnica fundamenta o presente estudo, indicando as categorias da apropriação e da mediação para análise dos usos dos recursos audiovisuais em sala de aula (BELLONI, 2001, 2002; CARDON, 2005; FEENBERG, 2003; MENDONÇA, 2009; PEIXOTO, 2007, 2008; PRETTO, 1996; PRETTO; LIMA JÚNIOR, 2005; RÜDIGER, 2002; SANTOS, 2005; TOSCHI, 2002, 2007; VYGOTSKY, 1991). Para contemplar os objetivos da pesquisa, foi realizado um estudo de caso do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2005; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), com a adoção dos seguintes instrumentos para a coleta de dados: observação de aula, questionário aberto e análise documental. Os resultados indicam que percepção do professor, ainda é marcada por uma visão ingênua do uso dos meios. Em consonância com as formas de apropriação identificadas no corpus deste estudo, as formas de mediação vão apontar para a predominância de uma visão instrumental, que atribui ao meio a função de mero apêndice. Destacamos também a necessidade de formação do professor e de um tipo de formação que integre técnica, comunicação e pedagogia. |
Abstract: | This study was done based on the research line Education Theories and Educational processes, Post-Graduation Program in Education from Universidade Católica de Goiás, having as a goal to investigate the ways audiovisual resources are appropriated and mediated by High School teachers in the city of Rio Verde, in the State of Goiás. In order to develop it, some questions were used as a guide, like the following important ones: What kind of formation does High School teacher have to work with audiovisual resources? What are the criteria adopted to select resources which are used? Sociotechnical Approach validates the present study, indicating appropriation and mediation categories to analyze audiovisual resources use in class (BELLONI, 2001, 2002; CARDON, 2005; FEENBERG, 2003; MENDONÇA, 2009; PEIXOTO, 2007, 2008; PRETTO, 1996; PRETTO; LIMA JÚNIOR, 2005; RÜDIGER, 2002; SANTOS, 2005; TOSCHI, 2002, 2007; VYGOTSKY, 1991). In order to contemplate the research goals, an ethnography type study was done (ANDRÉ, 2005; LÜDKE; ANDRÉ, 1986), with the adoption of the following data collection tools: class observation, open questionnaire and document analysis. The results indicate that teacher perception is still marked by a naive vision of the resources use. In agreement with the appropriation way identified in the corpus of this study, the mediation ways will point out the predominance of an instrumental vision, which attributes to the environment the function of a mere appendix. We also highlighted the need of teacher formation and a formation pattern that integrates techniques, communication and pedagogy. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas no Ensino Médio recursos audiovisuais no Ensino Médio apropriação mediação concepção sociotécnica. High School Pedagogical Practices audiovisual resources in High School appropriation mediation sociotechnical conception. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | VELOSO, Magna Eutimia Ferreira Lacerda. APROPRIAÇÕES DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS PELOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1254 |
Data de defesa: | 20-Set-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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