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Tipo do documento: Dissertação
Título: AFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA PLENA PARCELADA DO CURSO DE PEDAGFOGIA DA UEG (ANÁPOLIS): SUAS REPERCUSSÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ABADIÂNIA
Autor: Arantes, Adriana Rocha Vilela 
Primeiro orientador: Schultz, Lenita Maria Junqueira
Primeiro membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Segundo membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica do professor egresso do curso de Pedagogia, proposta no convênio IV da LPPM e sua relação com a Matriz Curricular do Ensino Fundamental, assim como as ações didáticas desenvolvidas pela escola. Faz parte desse objetivo, compreender, mediante os estudos dos indícios detectados na Prática Pedagógica do professor egresso da LPPM, se este professor internalizou ou não os saberes que lhes foram proporcionados. Para apoio teórico, tomamos como base os estudos de Bogdan e Biklen(1986), Brzezinki (1996), Brito, Brzezinski e Carneiro (2004), Catani e Oliveira (2002), Chauí (1991), Dourado e Oliveira (1999), Freire (1978), Freitag (1977), Gadotti (2000), Haydt (1994), Libâneo (2000), (1997), Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), Luckesi (1994), Ludke e André (1986), Mizukami(1986), Saviani(1999), Silva (2002), Sobrinho (2000), Triviños(1987) e outros. Procuramos apreender o movimento, o processo, as contradições por meio do método dialético. Dessa forma, esta pesquisa fez um recorte para compreender a prática pedagógica do professor/aluno egresso da LPP de Pedagogia na sala de aula, tendo como campo empírico a rede municipal de Abadiânia, parte do convênio IV da UEG/LPP. A pesquisa qualitativa foi utilizada para esse estudo. Empenhamo-nos em apresentar políticas nacionais de formação do professor para o Ensino Fundamental, abordando o período, a partir da Revolução 1930 até os dias atuais. Apresentamos a contextualização histórica da Educação Superior dessa época, abordando a profissionalização docente dos professores da Educação Básica e o curso de Pedagogia, com suas ambigüidades e contradições. Buscamos mostrar uma breve caracterização da UEG, criada em 1999, que surgiu a partir de alianças políticas contraditórias, em um projeto de reestruturação e integração de 29 Unidades Universitárias, consideradas faculdades isoladas. O Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação é responsável pelo Projeto Licenciatura Plena Parcelada e especificamente o Projeto de Pedagogia, convênio IV e sua ação na práxis desses professores.
Abstract: The present research aims to consider the pedagogical pratics of the teacher who has been graduated in UEG Parcelada s program, mainly its curricular relationship with theoretical data one may supose he has gotten. We have made our main theoretic references on the well known Bogdan e Biklen(1986), Brzezinki (1996), Brito, Brzezinski e Carneiro (2004), Catani e Oliveira (2002), Chauí (1991), Dourado e Oliveira (1999), Freire (1978), Freitag (1977), Gadotti (2000), Haydt (1994), Libâneo (2000), (1997), Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), (Luckesi (1994), Ludke e André (1986), Mizukami(1986), Saviani(1999), Silva (2002), Sobrinho (2000), Trivinos (1987)who represent the dialetic method we have chosen to make the aproach to our subject.It has been selected some teachers who belong to the city of Abadiania as universe for this qualitative research. We have made it using a historical perspective since 1930 up to the times of UEG fundation in the 1990s, though theUEG s project of education intends to higher the level of all teacher by holding their entrance in superior course.
Palavras-chave: políticas educacionais
profissionalização docente
licenciatura plena parcelada
formação de professores
práxis.
praxis, educational politics, licenciatura plena parcelada , teacher s course
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: ARANTES, Adriana Rocha Vilela. AFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA PLENA PARCELADA DO CURSO DE PEDAGFOGIA DA UEG (ANÁPOLIS): SUAS REPERCUSSÕES NA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ABADIÂNIA. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1256
Data de defesa: 15-Set-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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