Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1258
Tipo do documento: Dissertação
Título: A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
Autor: Pereira, Neiva dos Santos 
Primeiro orientador: Roure, Glacy Queirós de
Primeiro membro da banca: Peixoto, Joana
Segundo membro da banca: Gebrim, Virginia Sales
Resumo: O estudo proposto tem por objetivo investigar a problemática referente à crise de autoridade na educação, sendo essa resultante, dentre outros fatores, do discurso (neo)liberal. Para tanto, recorremos às reflexões realizadas por Hannah Arendt em dois de seus trabalhos: A crise da educação , temática presente no livro Entre o Passado e o Futuro, datado de 1958 e o outro trabalho encontra-se no livro A condição humana, também de 1958, mais especificamente o prólogo e o capítulo destinado à discussão do conceito de Ação . No primeiro texto, Arendt aponta o pragmatismo e a psicologia moderna como pressupostos que colaboram para essa crise, já no segundo discute os efeitos da ciência e da técnica na sociedade moderna. Os elementos destacados por Arendt, possibilita-nos ampliar reflexões para pensarmos o discurso pedagógico atual no contexto (neo)liberal, principalmente no que diz respeito ao construtivismo, aos saberes psicológicos e as políticas de Educação a Distância-EAD. Tais elementos serão lidos e interpretados, neste trabalho, tendo como referência as teorizações foucaultianas sobre discurso, poder e saber. Isso porque, para Foucault poder e saber se entrecruzam no sujeito, que é o seu produto concreto, sendo o discurso o promotor dessa articulação. Assim, poder, saber e discurso se constituem como autoridade. Desse modo, a autoridade está relacionada à enunciação, pois o discurso só será autorizado e, consequentemente eficaz, se for reconhecido como tal, e se aquele que pronunciou tiver o reconhecimento e a legitimação do grupo social no qual esse sujeito se insere. Nesse contexto, podemos dizer que a crise de autoridade na educação está relacionada a crise de saber portado pelo professor, provocada pelos efeitos discursivos da psicologia moderna, do pragmatismo e do discurso liberal, que renasce contemporaneamente nos discursos psicológicos e na pedagogia construtivista, capturado pelo discurso (neo)liberal. Cabe ressaltar que tomaremos como suporte teórico deste estudo, especialmente, dois trabalhos de Foucault em que o autor teoriza sobre discurso: A ordem do discurso (1970-2006) e O que e um autor? publicado em Ditos e escritos III (1969-2006).
Abstract: The considered study it has for objective to investigate problematic referring to the crisis of authority in the education, being been this resultant, amongst other factors, of the speech (neo) liberal. For in such a way, we appeal to the reflections carried through for Hannah Arendt in two of its works: The crisis of the education , thematic gift in the book Between the Past and the Future, dated of 1958 and the other work meets in the book the condition human being, also of 1958, more specifically the prologue and the chapter destined to the quarrel of the concept of Action . In the first text, Arendt points the pragmatism and modern psychology as estimated that they collaborate for this crisis, no longer as it argues the effect of science and the technique in the modern society. The elements detached for Arendt, make possible to extend us reflections to think the current pedagogical speech about the context (neo) liberal, mainly in what it says respect to the constructivism, knowing to them psychological and the politics of Education to Distance. Such elements will be read and interpreted, in this work, having as reference the Foucault s theories on speech to be able and to know. This because, Foucault to be able and to know if intercross in the citizen, that is its product concrete, being the speech the promoter of this joint. Thus, to be able, to know and speech if they constitute as authority. In this manner, the authority is related to the articulation, therefore the speech alone will be authorized e, consequently efficient, he will be recognized as such, and if that one that pronounced will have the recognition and the legitimation of the social group in which this citizen if inserts. In this context, we can say that the crisis of authority in the education is related the crisis to know carried for the professor, provoked for the discursive effect of modern psychology, the pragmatism and the liberal speech, that rebirth contemporarily in the psychological speeches and of the constructivist pedagogy, captured for the speech (neo) liberal. It fits to stand out that we will take as theoretical support of this study, especially, two works of Foucault where the author theorizes on speech: The order of the speech (1970-2006) e What and an author? published in Said and writings III (1969- 2006).
Palavras-chave: Discurso
Crise de autoridade
(Neo)liberalismo
Pragmatismo
Psicologia Moderna
Speech
Crisis of authority
(Neo)liberalism
Pragmatism
Modern psychology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: PEREIRA, Neiva dos Santos. A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1258
Data de defesa: 19-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEIVA DOS SANTOS PEREIRA.pdf542,64 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.