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Tipo do documento: Dissertação
Título: JOVENS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANO E VIRTUAL
Autor: Cavalcante, Cláudia Valente 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Queiroz, Edna Mendonça Oliveira de
Segundo membro da banca: Peixoto, Joana
Resumo: Em decorrência de mudanças resultantes dos avanços tecnológicos no mundo, novos espaços de sociabilidade e formação estão se constituindo na sociedade. No campo informacional, em especial, o ciberespaço tem proporcionado novas possibilidades de interação e de comunicação e as comunidades virtuais estão se tornando cada vez mais populares entre os jovens. Este trabalho procura entender como jovens de camadas populares lidam com a Comunidade Virtual Jardim Novo Mundo e quais estratégias educativas e sociais utilizam para inserção no mundo digital e no real. Com base nos referenciais de Pierre Bourdieu, considera-se que as formas de perceber e apreciar o mundo diferem conforme a posição na estrutura social dos agentes sociais, cujos gostos e estilos de vida estão ligados a sua posição no espaço social. Para efeito analítico, faz-se uso do conceito de estratégia, que se refere à capacidade de o agente participar do jogo em diferentes campos sociais e à apropriação e/ou manutenção de distintas espécies de capital. A questão norteadora é saber como os jovens utilizam estrategicamente a comunidade virtual para elevarem os seus capitais tanto cultural como social. Em que medida essas estratégias podem ser consideradas estratégias educativas e sociais? Para responder à questão, foram utilizados questionário, entrevista online e observação de uma comunidade virtual que permitiram apreender a dinâmica e a forma de inserção sociocultural dos jovens e as representações sociais e práticas de uso da Internet. Os participantes da Comunidade Virtual Jardim Novo Mundo revelaram modos distintos de ser jovem: um grupo percebe a juventude como um tempo de aproveitar a vida e outra pela ausência dessa liberdade. A escola é percebida como um fator de mobilidade e aquisição de bens simbólicos. A trajetória escolar é descontínua, assim como dos seus pais. O trabalho é tido como uma atividade realizada para sobrevivência, A religião é importante para alguns jovens que a veem como arrimo e as igrejas como espaços de sociabilidade. Por estarem fora da escola, os jovens da pesquisa tentam manter-se inseridos no mundo sociocultural por meio da Internet, adquirindo capital cultural e social por meio de estratégias educativas individuais e coletivas. A Comunidade Jardim Novo Mundo representa o bairro dos jovens pesquisados e, para eles, é espaço de resistência, de contestação da imagem negativa veiculada pelas mídias. Também é um espaço de sociabilidade, de formação e de divulgação do seu trabalho, Em geral, os jovens acessam as redes sociais em lanhouses do bairro, lócus em que a aprendizagem colaborativa se efetiva. A compreensão das relações existentes entre juventude, escola, família, religião, trabalho e redes sociais, permite afirmar que os jovens pesquisados da Comunidade Jardim Novo Mundo, necessariamente, constroem estratégias educativas para manterem-se no mundo sociocultural.
Abstract: Due to technological advance changes new spaces for sociability and formation are being set up in society, in particular, the cyberspace has extended new possibilities of interaction and communication as well as virtual societies are becoming more popular among youngsters. This work aims to understand how youngsters from different backgrounds deal with Jardim Novo Mundo Virtual Community and which educational and social strategies are being used in order to achieve digital and real life insertion. Based on Pierre Bourdieu references the world appreciation and perception varies according to the social position of the social agents, in which tastes and lifestyles are attached to their social space position, Strategy concept is used for analytical purposes and it refers to the agent capacity of taking action in different social fields along with ownership and maintenance of different types of capital. The main question is to know how these youngsters are taking advantage of the virtual community to raise both cultural and social capital. To what extend these strategies meet educational and social purposes? Aiming to answer this question a questionnaire, online and face to face interview and observation of a virtual community were used which have enabled apprehend the dynamics and socialcultural insertion forms of the young people and the social representations and practices of use of Internet. The Jardim Novo Mundo Virtual Community participants expose two different concepts of being young: a group perceives youth as time to enjoy life and the other group manifests the absence of such freedom. The school is perceived not only as a mobility factor, but also as a symbolic goods acquisition way. The school trajectory is discontinuous as their parents . Work is taken as an activity carried out for survival. Religion is an important issue for some youngsters as an upholder and spaces of sociability venues. For those out of school they tried to be connected to the socialcultural environment through Internet, therefore obtaining social and cultural capital through both individual or collective strategies. The Jardim Novo Mundo Community comprises the youngsters highlighted in this research and for them it is a resistance area to challenge negative media portrait. It is also a place for sociability, formation and work presentation. Summing up, youngsters access social networks at local lanhouses where collaborative learning is effective. The comprehension of youth relations, school, family, religion, work and social networks allows us to state that these young people build up their own educational strategies to take part in the sociocultural world.
Palavras-chave: jovens
comunidade virtual
estratégias educativas e simbólicas
youngsters
virtual community
symbolic educational strategies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: CAVALCANTE, Cláudia Valente. JOVENS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANO E VIRTUAL. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1260
Data de defesa: 15-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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