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Tipo do documento: Dissertação
Título: REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA SOBRE O ENSINO PÚBLICO E O PRIVADO E SOBRE A QUALIDADE DO TRABALHO DA ESCOLA
Autor: Alcântara, ítala Maria 
Primeiro orientador: Nepomuceno, Maria de Araújo
Primeiro membro da banca: Faria, Gina Glaydes Guimarães de
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as representações dos professores do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Goiânia sobre o ensino público e o ensino privado, e sobre a qualidade do trabalho da escola. Visa, portanto, desvendar o sentido e as implicações que essas representações encerram e suas relações com a qualidade do trabalho da escola. Leituras preliminares sobre esse ponto - Coutinho, (2005), Dourado, (2001), Faleiro, (1999) - permitiram a elaboração do trabalho, que foi paulatinamente aprofundado por meio do estudo de outros autores. Arendt (2005), Ghiraldelli (2000), Saviani, (2005), Silva Jr. (2002), Ribeiro, (2000). A reflexão propiciada pelo conjunto dos autores citados deu origem ao conteúdo exposto no primeiro capítulo. Pressupôs, também, o envolvimento dos sujeitos da pesquisa com a organização do trabalho desenvolvido nas escolas em que atuam como docentes o que, por sua vez, implica o envolvimento deles com a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas em que trabalham. Esta reflexão constituiu o objetivo do segundo capítulo da dissertação, fundamentada, especialmente, em Bondioli (1996), Paro (1999, 2000, 2001, 2002), Vasconcelos (2000), Veiga (1998, 2001, 2003, 2004). O último capítulo trata especificamente das representações, ou seja, da análise, compreensão e interpretação das falas dos sujeitos da pesquisa, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas aprofundadas. Os autores principais que fundamentaram este estudo foram: Contreras (2002) e Tardif (2005). No plano geral, o processo investigativo passou, ainda, pela compreensão dos vínculos que articulam a discussão teórica sobre a noção de público e de privado e a organização da escola por meio do PPP. Esta pesquisa se inscreve no âmbito da pesquisa qualitativa, que enfativa "mais" (sem deixar de levar em conta a importância da qualidade dos resultados) o processo do que o produto da investigação. Foi realizada pela pesquisa bibliográfica (livros, teses, artigos, etc.); pesquisa documental (PPP das escolas); e pesquisa de campo. Esperou-se, com os resultados desta investigação, entrar, de modo crítico, no diálogo ampliado sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas e em discussões que focalizam a formação e qualificação dos professores da RME de Goiânia, onde a autora deste trabalho atua como pedagoga.
Abstract: This work arms to study the representations of elementary school teachers of the Municipal Education Goiania on public and private education, and on these representations in the quality of work done in school. It therefore seeks to unravel the meaning and implications of these representations and their close relations with the work done in school. Achieve a goal like that assumed in the beginning, the theoretical understanding of the concept of public and private, and simultaneously the understanding that these individuals have on these notions, to then consider whether such understanding affects the quality of work done in school. Preliminary readings on this point Coutinho, (2005); Gold, (2001); Faleiro, (1999) allowed the preparation of the work that has been deepened through the study of those authors and others Arendt (2005); Ghiraldelli (2000); Saviani, (2005); Silva Jr. (2002); Ribeiro, (2000), for writing the first chapter of the dissertation. Assumed, also, the involvement of research subjects with the organization of the work developed in schools where teachers act which implies, for that matter, their involvement with the construction of the Political-Pedagogical Project from the schools where they work. This reflection was the goal of the second chapter of the dissertation, based especially on: Bondioli (1996); Paro (1999, 2000, 2001, 2002); Vasconcelos, (2000); Veiga, (1998, 2001, 2003, 2004). The last chapter deals specifically with representations of research subjects, in other words, of the analysis, interpretation and understanding of the speeches of the research subjects, obtained by means of semi-structured in-depth interviews. The main authors which motivated this study were Contreras, (2002); Tardif, (2005). In general terms, the investigative process has also, gone through the understanding of the relationships that link the theoretical discussion about the notion of public and private school organization and through the Political-Pedagogical Project. This research falls within the qualitative research that emphasizes "more" process than the product of research. Being conducted by the research literature (books, theses, articles, etc.). Documental (PPP schools), and field research (natural environment) were located the subjects in their natural environment of work (School-I; School -II-III School). Was used as criteria: the simultaneous teaching in public and private schools. The technical resources were conversations with teachers from those schools and field notes. It is hoped that the results of this investigation enter, critically, in the extended dialogue about the teaching practices developed in the public schools and in discussions that focus on training and qualifications of RME of Goiania, where the author of this study acts as a pedagogue.
Palavras-chave: Público e Privado
Representações
Ensino Fundamental
Projeto Político-Pedagógico
Public and Private
Representations
Elementary School Teachers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: ALCÂNTARA, ítala Maria. REPRESENTAÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA SOBRE O ENSINO PÚBLICO E O PRIVADO E SOBRE A QUALIDADE DO TRABALHO DA ESCOLA. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1264
Data de defesa: 26-Feb-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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