Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1267
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sintego: lutas, vitórias e derrotas na década neoliberal
Autor: Ataides, Marcos Augusto Marques 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Segundo membro da banca: Mascarenhas, ângela Cristina Belém
Resumo: Os professores em Goiás como uma categoria que luta por seus direitos, surgiu durante as greves de 1979 e 1980 que assolavam o país e contrariavam a própria legislação da época que proibia essas manifestações. A constituição do Sindicato dos trabalhadores em Educação em Goiás ( SINTEGO 1988), é fruto desse processo, esta instituição tem como princípios a defesa da categoria de professores e administrativos das redes estaduais e municipais. O sindicato ao longo de sua história foi marcado por uma série de derrotas durante os anos de 1990, principalmente na questão do seu estatuto e na valorização salarial da categoria, durante os governos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), mesmo após a publicação da nova LDB 9394/96, na qual exigia-se a qualificação e a implementação da carreira do magistério através de estatutos e da valorização do profissional da educação e das novas exigências nos “padrões educacionais”, os governos do PMDB pouco contribuíram para se adequarem à nova lei da educação. No entanto com a transição do governo do PMDB para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que assumiu o governo de Goiás a partir de 1999, permitiuse um novo arranjo político nas esferas do poder, o que possibilitou, que o Sintego conseguisse a retomada do estatuto e a implementação dos planos de cargos e salários. As vitórias obtidas pelo Sintego nesse momento, onde a política neoliberal marcava sua presença nas administrações e políticas públicas dos governos no Brasil, principalmente após a eleição de Fernando Henrique Cardoso(PSDB), demonstra a dinâmica que existe nos momentos de transição que ocorrem com alternância de poder.
Palavras-chave: Professor
Sintego
governos
neoliberalismo
Sintego
governments
neoliberalismo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ATAIDES, Marcos Augusto Marques. Sintego: lutas, vitórias e derrotas na década neoliberal. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1267
Data de defesa: 31-Mar-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS AUGUSTO MARQUES ATAIDES.pdf845,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.