Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1269
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho diurno/escolarização diurna: o cotidiano do jovem trabalhador
Autor: Queiroz, Edna Mendonça Oliviera de 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Miranda, Marília Gouveia de
Resumo: O propósito deste estudo é investigar o universo sócio-cultural do jovem aluno trabalhador, buscando compreender as condições em que vive, em especial em torno do trabalho e da escola, enfocando as formas de enfrentamento das contradições que lhe são colocadas diariamente. As profundas mudanças gestadas na sociedade contemporânea decorrentes das transformações desencadeadas pelas aplicações do conhecimento tecnológico em todos os campos da vida humana, em especial no trabalho, e a maior escolarização exigida pelos novos processos de produção são importantes questões consideradas neste estudo, em vista da significativa parcela da juventude brasileira que se esforça para compatibilizar o trabalho diário com a escola, quase sempre, a noturna. Ao eleger o jovem trabalhador, aluno do ensino noturno, como objeto de estudo e aprofundar a compreensão das relações entre juventude, escola e trabalho, apreendendo o modo como as transformações contemporâneas o afetam e como as articulações possíveis entre a escola e o trabalho podem contribuir na construção da sua subjetividade por intermédio de suas histórias de vida, esse estudo amplia a discussão sobre o tema, buscando contribuir para uma prática educativa que favoreça o aluno jovem trabalhador no seu cotidiano.
Abstract: The purpose of this study is to investigate the socio-cultural universe of the young working student. The aim is to understand the conditions under which he lives, especially as far as work and school are concerned, focusing on the ways he confronts contradictions which he is faced with every day. The deep changes taking place in contemporary society, resulting from transformations caused by the applications of technology in all aspects of human life, especially at work, and the higher level of education required by new production processes are important questions considered in this study, given the large percentage of Brazilian young people who are struggling to combine daily work and study, almost always at night. I have chosen the young worker and evening student as the object of this study and delve deeply into the relations between youth, school and work. The study considers the way in which contemporary transformations affect him and how the possible articulations between school and work can contribute to the construction of his subjectivity by way of his life history. This study widens the discussion of this subject and aims to contribute to educational practice which can help the young working student in his day-to-day life.
Palavras-chave: Ensino
Escolarização
Escolarização Diurna
Trabalho diurno
Jovem Trabalhador
Aluno
Escola
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: QUEIROZ, Edna Mendonça Oliviera de. Trabalho diurno/escolarização diurna: o cotidiano do jovem trabalhador. 2001. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1269
Data de defesa: 19-Set-2001
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNA MENDONCA OLIVEIRA DE QUEIROZ.pdf982,19 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.