Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1271
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS ACADEMIAS DE FITNESS COMO LOCUS DA EDUCAÇÃO DO CORPO
Título(s) alternativo(s): The Academies as Locus Fitness Education Body
Autor: Sousa, Marco Antônio Vieira de 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Barrio, Juan Bernardino Marques
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: O presente estudo propõe refletir em tempos de estética corporal, uma de suas possibilidades culturais e sociais de educação do corpo no locus denominado como Academia de Fitness. Esta configuração e revelação contemporâneas do corpo, tem merecido atenção e reflexões da maioria diversificada das áreas de conhecimento, em especial para o presente estudo, o conhecimento acumulado advindo das ciências da saúde na qual está inserida a educação física como também as ciências sociais. Focou-se o estudo na busca das apreensões das diversas compreensões de corpo, saúde e estética que os frequentadores e professores das academias de fitness constroem no âmbito desse espaço da educação do corpo. Esses espaços têm se expandido consideravelmente nas últimas décadas, assegurando o acesso das diferentes classes sociais que os tipificam e organizam-se segundo suas condições sócio econômicas culturais à medida que são reconhecidos como estratégia possível da construção da estética corporal subordinada ao padrão estético legítimo, às vezes cede lugar à emergência do discurso da vida saudável. Na definição das opções teóricas e metodológicas possíveis, dada a existência de muitas, optou-se por recorrer aos estudiosos das ciências sociais e educação física: Pierre Bourdieu, Anthony Giddens, Marcel Mauss, David Le Breton, Ana Lúcia de Castro, Mirian Goldenberg, João Paulo Subira Medina, Suraya Cristina Darido. Delineou-se a pesquisa como sendo de natureza qualitativa, utilizando três procedimentos: análise documental, observação não-participante e dois questionários semi-estruturados dirigidos aos frequentadores e professores. Foram escolhidas duas academias de fitness, aqui denominadas como (A) e (B) localizadas na cidade de Anápolis/GO. As considerações tanto dos frequentadores como dos professores delineiam, a princípio, a coexistência de dois discursos aparentemente diversos e relativamente autônomos: a frequência às academias de fitness ser movida pelo ideal de cultivar uma vida saudável, e outro, ainda que com muitas reservas, movido pela busca da estética corporal. Os olhares narcisos estampados nos espelhos, majoritariamente pelas mulheres na academia (A) freqüentada pelas frações das elites locais e dos homens das camadas populares (B) constituem uma prova inconteste do contraditório discurso que a educação do corpo tem se revelado na sociedade contemporânea: a cultural do padrão do tipo físico perfeito - a consagração da estética corporal legítima.
Abstract: This study proposes to reflect in times of esthetics, one of its cultural and social opportunities of education of the body as the locus called Gym. This revelation and contemporary setting body, has attracted attention and reflection the most diverse areas of knowledge, especially for the present study, the accumulated knowledge coming from the health sciences in which physical education is included as well as the social sciences. Focused on the study of seizures in search of different understandings of body, health and aesthetic patrons and teachers build fitness gyms in that area of education of the body. These spaces have expanded considerably in recent decades, ensuring the access of different social classes that typify and organize themselves according to their socio economic cultural as they are recognized as a possible strategy of building the Body legitimate subject to aesthetic standards, the sometimes gives way to the emergence of the discourse of healthy life. In defining the theoretical and methodological choices possible given the existence of many scholars chose to rely on social science and physical education: Pierre Bourdieu, Anthony Giddens, Marcel Mauss, David Le Breton, Ana Lúcia de Castro, Mirian Goldenberg, John Paul Subira Medina, Cristina Darido Suraya. Research was outlined as being qualitative, using three methods: documentary analysis, non-participant observation and two semi-structured questionnaires addressed to teachers and patrons. Selected two fitness gyms, known as (A) and (B) located in the city of Anapolis, Goiás. The considerations of both the patrons and teachers define it, in principle, the coexistence of two apparently different discourses and relatively autonomous: the frequency of fitness gyms to be moved by the ideal of cultivating a healthy life, and yet another that with many reservations, the search of esthetics. Looks daffodils printed on the mirrors, mostly by women in academia (A) frequented by fractions of local elites and men of the people (B) constitute an undeniable proof of the contradictory discourse of the body that education has been shown in contemporary society: the cultural standard of physical type "perfect" - the consecration of the Body legitimate.
Palavras-chave: corpo
cultura
estética
educação física
body
culture
aesthetics
physical education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SOUSA, Marco Antônio Vieira de. The Academies as Locus Fitness Education Body. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1271
Data de defesa: 29-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCO ANTONIO VIEIRA DE SOUSA.pdf432,73 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.