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Tipo do documento: Dissertação
Título: PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES
Autor: Silva, Domingos Pereira da 
Primeiro orientador: Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho
Primeiro membro da banca: Brzezinski, Iria
Segundo membro da banca: Alves, Miriam Fábia
Resumo: Foi objeto deste trabalho o estudo sobre planejamento e gestão da escola pública no contexto da reestruturação produtiva e da reforma do Estado. Como referência de análise, valeu-se das orientações presentes nas políticas públicas educacionais implementadas no Brasil a partir da década de 1990 e, mais especificamente, nos anos finais da primeira década do século XXI. Para tanto, buscou-se, ao longo da presente pesquisa, responder às seguintes indagações: Quais as implicações do processo de reestruturação produtiva do capital para a educação e mais especificamente para a gestão e o planejamento educacional? E qual a concepção de planejamento e gestão implementada atualmente e na escola campo de pesquisa? Ao procurar respostas para as questões apresentadas, elucidamos como problema de pesquisa, a compreensão e as implicações inerentes à concepção de planejamento e gestão implementada na escola. Dada a necessidade de analisar o referido objeto com base nas múltiplas determinações, utilizou-se a pesquisa de natureza qualitativa, e como abordagem metodológica o estudo de caso, e, dentre os instrumentos teórico-metodológicos, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Após a análise dos diferentes momentos da pesquisa, constatou-se que a concepção de planejamento e gestão adotada na escola campo de pesquisa vem sendo orientada pela perspectiva gerencial intrinsecamente relacionada ao modelo neoliberal de terceira via , que por sua vez está subordinada e legitimada pelas orientações do processo de reestruturação capitalista e de reforma do Estado. Isso acarreta o redimensionamento das políticas educativas, por meio da adoção do planejamento estratégico e de planos, programas e projetos de viés gerencialista, pautados pela desconcentração, centralização e fragmentação do ato decisório.
Abstract: It was the subject of this study on the understanding of the planning and the management of the public schools in the context of produtive reorganization and reform of the state. As a reference we set the guidelines analysis of public policies in education implemented in Brazil since the 1990, and more specifically in the final years of the first decade of this century. To this end, we sought throughout this research, answer the following questions: what are the implications of the restructuring process of the capital for education and specifically for the management and educational planning? And what is the concept of planning and management currently implemented in the school and field of research? When addressing these issues we sought to, seek answers to the questions presented, as elucidated research problem, understanding and the implications the implications of the design planning and management implemented in the school resulting from a process of directing political and cultural society. Given the need to examine this object from multiple measurements, we used qualitative research, and how metodological approach we adopted the case study and methodological instruments highlighted the research literature and documents, in addition to the completion of semistructured interview. After analyzing the different stages of research, we note that the conception of planning and management implemented in the school field research has been driven by managerial perspective intrinsically related to the neoliberal third way which in turn is subject to and legitimizes guidelines process of capitalist restructuring and reform of the state. That said, involves the resizing of education policies, via adoption of strategic planning, plans, programs and projects bias managerialist politics, based on the devolution, centralization and fragmentation of the act of deciding.
Palavras-chave: Capitalismo
Estado
Planejamento
Gestão Educacional
Capitalism
State
Planning
Management Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SILVA, Domingos Pereira da. PLANEJAMENTO E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1280
Data de defesa: 16-Jun-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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