Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1282
Tipo do documento: Dissertação
Título: O significado da escolarização para os alunos da EJA
Autor: Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho
Segundo membro da banca: Rodrigues, Maria Emilia de Castro
Resumo: Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos EJA. A proposta de investigação é compreender qual o significado que os jovens e adultos de uma escola Estadual do Município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, atribuem ao processo de escolarização. Saber quem são esses jovens e adultos que frequentam esta modalidade de ensino e o que esperam da escola são questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada nos aportes teóricos de autores como Abramo (1997), Aquino (2000), Durand; Sousa (2002), Spósito (1997, 2005), Spósito e Carrano (2003), Freire (1981, 1987, 2001) que abordam temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Para a obtenção dos dados, foram empregados procedimentos e observações que evidenciaram alguns motes resultado do tema pesquisado. Para interpretar os significados atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de escolarização, foi feita a análise das entrevistas com o propósito de historicizar as experiências escolares dos indivíduos participantes do estudo. Dessa forma, a diálogo teve a intenção de elucidar os significados atribuídos ao processo de escolarização que está fundamentado nos princípios da educação libertadora, contribuindo assim, com a formação do sujeito em sua totalidade, conforme explicitada no PPP da escola. No que concerne ao significado da escolarização, as análises evidenciaram posições e ações que permitiram maiores reflexões e redimencionamento acerca da educação de jovens e adultos.
Abstract: This research is the result of an investigation held with the evening basic education students of Educação de Jovens e Adultos EJA from a school located in a town named Aparecida de Goiânia-Goiás, to understand the main question of this paper: What is the meaning of schooling to the EJA students? We discussed the dynamic from the school practice, and also the expectations from those young and adult students according to the precepts of the Vygotsky historical cultural approach. The Political- Pedagogic Projects from Colégio Campo were analyzed and also the actions that guide the work developed in this school during the learning process of those citizens. Later, an empiric investigation was held by means of a semi-structured interview, with eighteen young and adult students from EJA, from different grades. The questionnaire about the students profile also contributed in this dynamic, and the intriguing points of observation. In the school, was observed the efforts of the educators and theorist, to cover the dimension of the complexity in this modality of education, that is reasoned in the construction of a fairer society. The EJA proposal oriented to the school is based on the principles of a liberating education and has the goal to contribute with the formation of the person in his/her totality. The study reveals, among other things, that the organization of the school takes into account the specifications of the students from EJA, and also, the recognition and relevance of the school and its possibilities to professionalization.
Palavras-chave: Educação
Educação de jovens e adultos
Escolarização
Education
Youth and adult education
Schooling
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. O significado da escolarização para os alunos da EJA. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282
Data de defesa: 15-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Lucia Pacheco Duarte dos Santos.pdf481,08 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.