Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1283
Tipo do documento: Dissertação
Título: A VISÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO PEDAGÓGICO DO BLOG E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Autor: Azevedo, Maria Eugênia Peixoto de 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Segundo membro da banca: Peixoto, Joana
Resumo: O presente trabalho trata do uso pedagógico do blog considerado numa perspectiva histórico-cultural vygotskyana, como um instrumento cultural e tecnológico de mediação. Considerando-se a crescente presença de tecnologias de informação e comunicação, assim como de ferramentas virtuais, na sociedade e, em particular, na escola, o problema de pesquisa foi: qual é a visão de professores acerca do uso pedagógico do blog em sua prática docente. O objetivo geral da pesquisa foi identificar a visão de professores sobre o uso pedagógico do blog. Os objetivos específicos foram: - identificar a visão de professores sobre as mediações possibilitadas pelo blog com finalidade pedagógica; identificar o referencial teórico adotado pelos professores na utilização do blog; descrever a visão de professores acerca dos efeitos do blog na aprendizagem dos alunos. Fez-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e utilizou-se a técnica da entrevista semi-estruturada para obtenção dos dados. Participaram da pesquisa seis professoras, sendo três formadoras e três ex-alunas do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Os resultados são apresentados em duas categorias principais: 1. O uso do blog com finalidade pedagógica: - condições necessárias e dificuldades; - vantagens e formas de uso do blog; - Fundamentação teórica e metodologia de ensino: a ausência da categoria mediação; 2. Efeitos do blog na aprendizagem dos alunos: permanência do modo convencional de aprender e ensinar.
Abstract: The present work treats of the pedagogic use of the blog considered in a vygotskyan cultural historic perspective, as a cultural and technological instrument of mediation. Being considered to growing presence of information and communication technologies, as well as of virtual tools, in the society and, in matter, in the school, the research problem was: which is the teachers' vision concerning the pedagogic use of the blog in educational practice. The general objective of the research was to identify the teachers' vision on the use pedagogic of the blog. The specific objectives were: - to identify the teachers' vision about the mediations made possible by the blog with pedagogic purpose; to identify the theoretical reference adopted by the teachers in the use of the blog; to describe the teachers' vision concerning the effects of the blog in the students' learning. It was made a field research with qualitative approach and the technique of the semi-structured interview was used for obtaining of the data. The subjects in the research was six teachers, being three teachers and three go out of course of the Nucleus of Education Technology of the Municipal General office of Education of Goiânia. The results are presented in two main categories: 1) the use of the blog with pedagogic purpose: - necessary conditions and difficulties; - advantages and forms of use of the blog; - theoretical foundation and teaching methodology: the absence of the category mediation; 2) effects of the blog in the students' learning: permanence in the conventional way of to learn and to teach.
Palavras-chave: uso pedagógico do blog
blog e mediação da aprendizagem
teoria histórico-cultural
pedagogic use of the blog
blog and learning mediation
historical-cultural theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: AZEVEDO, Maria Eugênia Peixoto de. A VISÃO DE PROFESSORES SOBRE O USO PEDAGÓGICO DO BLOG E A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1283
Data de defesa: 3-Ago-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Eugenia Peixoto De Azevedo.pdf731,59 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.