Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1288
Tipo do documento: Dissertação
Título: O CICLO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E CAMINHOS PARA O LETRAMENTO O CASO DE UMA ESCOLA DE GOIÂNIA
Autor: Leão, Jeane Maria Borba Souza 
Primeiro orientador: Schultz, Lenita Maria Junqueira
Primeiro membro da banca: Magalhães, Solange Martins Oliveira
Segundo membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Resumo: Essa dissertação tem como temática o Ciclo de Desenvolvimento Humano e caminhos para o Letramento, apontando o Ciclo como um modelo novo de sistema de ensino com desafios que vão além das mudanças na organização do trabalho e nas práticas pedagógicas. Buscou-se para isso uma discussão sobre os problemas apresentados no ensino fundamental, em relação às deficiências da leitura e da escrita no contexto atual. Ressaltou-se a importância das teorias lingüísticas fundamentados em Bakhtin (1999) e Vygotsky (1998 e 2002). Os estudos referentes aos Ciclos de Formação foram realizados por meio das literaturas de vários autores que discutem essa proposta e os documentos editados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. O caráter desse estudo é investigativo, tomando-se como fundamento a proposta educacional desenvolvida no sistema de Ciclo e as diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sala de aula de uma escola ciclada, compreendendo o movimento histórico dos sujeitos nas práticas socioculturais. Dessa forma, essa pesquisa de abordagem qualitativa, na categoria de um estudo de caso, foi realizada por meio de entrevistas com os professores, coordenador, diretor, corpo administrativo e observações em uma sala de aula do Ciclo II. As atividades aplicadas em sala de aula também foram selecionadas para análise do processo de ensino da leitura e da escrita. As proposições de Bakhtin (1999) e Vygotsky (1998, 2002) serviram como organização dos conhecimentos teóricos para explicação das práticas pedagógicas de leitura e escrita numa sala de aula de uma escola de Ciclo. Essas teorias apontam uma forma dos professores encontrarem o fio condutor dos elementos constitutivos do texto e obterem uma melhor compreensão no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta do Ciclo de Formação propicia um ensino com novas formas de pensar, de agir, de realizar diferentes práticas pedagógicas no ensino fundamental, sinalizando que o professor deve ser desafiado a assumir novas responsabilidades na formação de sujeitos.
Abstract: This study is based on the Human Development Cycle, the ways of learning and how to read and write, pointing towards the Cycle as a new educational model with challenges going beyond the changes in organization work and pedagogical practice. It brings up discussions about problems presented in Basic Education related to the reading/writing deficiencies in the current context, with highlights on the importance of linguistic theories based on Bakhtin (1999) and Vygotsky (1998, 2002). The studies referring to Cycle Formation were carried out through the writings of several authors who argue and discuss this proposal, and documents edited by Secretaria Municipal de Educação de Goiânia . It is a research study based on the educational aims developed in the Cycle System and the differences in the pedagogical practices developed by the teachers in Cycle School classrooms, involving the historical movement of the subject in sociocultural practices. So, this qualitative research approach, as a case study category, has been done through interviews with teachers, coordinator, director, administrative staff and class observation of Cycle II. The activities applied in classroom were selected in order to analyze the reading/writing learning process. The proposals of Bakthin (1999) and Vygotsky (1998,2002) were used to organize the theoretic knowledge which explains reading/writing pedagogical practices in Cycle School Classes. These theories point a way that teachers could find the conducting link among constitutive text elements throught a better understanding of the reading/writing learning process. The proposal in Cycle Formation provides an education with new forms of thinking, acting and performing different pedagogical practices in Basic Education, signaling that teachers must be challenged to assume new responsibilities in the formation process of subjects. 9
Palavras-chave: Educação
Escola Municipal
Ensino Fundamental
Ensino
Leitura
Escrita
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: LEÃO, Jeane Maria Borba Souza. O CICLO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E CAMINHOS PARA O LETRAMENTO O CASO DE UMA ESCOLA DE GOIÂNIA. 2005. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1288
Data de defesa: 5-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEANE MARIA BORBA SOUZA.pdf435,14 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.