Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1291
Tipo do documento: Dissertação
Título: JOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA
Autor: Montenegro, Tangriane 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Roure, Glacy Queirós de
Segundo membro da banca: Almeida, Elmir de
Resumo: Este trabalho tem como o objetivo discutir a respeito de como jovens mulheres estudantes que frequentam as academias de ginástica usam o corpo como forma de distinção social, e qual o significado de ser jovem em espaços sócio-culturais diferenciados daqueles de educação formal. Busca exprimir o ideário de corpo vigente na sociedade atual, que se configura na juvenilização da cultura e qual seus significados para a juventude contemporânea. A academia de ginástica é estudada como um espaço de educação não-formal, de que as mulheres jovens se apropriam para realizar a manutenção/perpetuação de seus corpos. Procura-se nesse sentido, analisar o ethos de vida de mulheres de classe média que frequentam academias de grande e médio porte, com o objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de manutenção/perpetuação dos corpos usados por ambos os grupos. É realizado um recorte de como o corpo d mulher historicamente tem sido um objeto de opressão pelo poder: antigamente, do patriarcalismo, e nos dias atuais, do ascetismo disciplinar.
Palavras-chave: Cultura
Mulheres
Ciências sociais
Academia de ginástica
Corpo
Mulher estudante
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: MONTENEGRO, Tangriane. JOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1291
Data de defesa: 15-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TANGRIANE MONTENEGRO.pdf722,32 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.