Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1291
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | JOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA |
Autor: | Montenegro, Tangriane |
Primeiro orientador: | Guimarães, Maria Tereza Canezin |
Primeiro membro da banca: | Roure, Glacy Queirós de |
Segundo membro da banca: | Almeida, Elmir de |
Resumo: | Este trabalho tem como o objetivo discutir a respeito de como jovens mulheres estudantes que frequentam as academias de ginástica usam o corpo como forma de distinção social, e qual o significado de ser jovem em espaços sócio-culturais diferenciados daqueles de educação formal. Busca exprimir o ideário de corpo vigente na sociedade atual, que se configura na juvenilização da cultura e qual seus significados para a juventude contemporânea. A academia de ginástica é estudada como um espaço de educação não-formal, de que as mulheres jovens se apropriam para realizar a manutenção/perpetuação de seus corpos. Procura-se nesse sentido, analisar o ethos de vida de mulheres de classe média que frequentam academias de grande e médio porte, com o objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de manutenção/perpetuação dos corpos usados por ambos os grupos. É realizado um recorte de como o corpo d mulher historicamente tem sido um objeto de opressão pelo poder: antigamente, do patriarcalismo, e nos dias atuais, do ascetismo disciplinar. |
Palavras-chave: | Cultura Mulheres Ciências sociais Academia de ginástica Corpo Mulher estudante |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Educação |
Citação: | MONTENEGRO, Tangriane. JOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1291 |
Data de defesa: | 15-Set-2005 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TANGRIANE MONTENEGRO.pdf | 722,32 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.