Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMontenegro, Tangriane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6483103064551332por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Maria Tereza Canezin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3por
dc.contributor.referee1Roure, Glacy Queirós de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1por
dc.contributor.referee2Almeida, Elmir de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315685209944315por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:50Z-
dc.date.available2012-03-05-
dc.date.issued2005-09-15-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Tangriane. JOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1291-
dc.description.resumoEste trabalho tem como o objetivo discutir a respeito de como jovens mulheres estudantes que frequentam as academias de ginástica usam o corpo como forma de distinção social, e qual o significado de ser jovem em espaços sócio-culturais diferenciados daqueles de educação formal. Busca exprimir o ideário de corpo vigente na sociedade atual, que se configura na juvenilização da cultura e qual seus significados para a juventude contemporânea. A academia de ginástica é estudada como um espaço de educação não-formal, de que as mulheres jovens se apropriam para realizar a manutenção/perpetuação de seus corpos. Procura-se nesse sentido, analisar o ethos de vida de mulheres de classe média que frequentam academias de grande e médio porte, com o objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de manutenção/perpetuação dos corpos usados por ambos os grupos. É realizado um recorte de como o corpo d mulher historicamente tem sido um objeto de opressão pelo poder: antigamente, do patriarcalismo, e nos dias atuais, do ascetismo disciplinar.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TANGRIANE MONTENEGRO.pdf: 739655 bytes, checksum: 9b8d6097fee4ee19fcda037f1b753661 (MD5) Previous issue date: 2005-09-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4617/TANGRIANE%20MONTENEGRO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectCiências sociaispor
dc.subjectAcademia de ginásticapor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectMulher estudantepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleJOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TANGRIANE MONTENEGRO.pdf722,32 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.