Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Montenegro, Tangriane | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6483103064551332 | por |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Maria Tereza Canezin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788867A3 | por |
dc.contributor.referee1 | Roure, Glacy Queirós de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1 | por |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Elmir de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315685209944315 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:54:50Z | - |
dc.date.available | 2012-03-05 | - |
dc.date.issued | 2005-09-15 | - |
dc.identifier.citation | MONTENEGRO, Tangriane. JOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1291 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como o objetivo discutir a respeito de como jovens mulheres estudantes que frequentam as academias de ginástica usam o corpo como forma de distinção social, e qual o significado de ser jovem em espaços sócio-culturais diferenciados daqueles de educação formal. Busca exprimir o ideário de corpo vigente na sociedade atual, que se configura na juvenilização da cultura e qual seus significados para a juventude contemporânea. A academia de ginástica é estudada como um espaço de educação não-formal, de que as mulheres jovens se apropriam para realizar a manutenção/perpetuação de seus corpos. Procura-se nesse sentido, analisar o ethos de vida de mulheres de classe média que frequentam academias de grande e médio porte, com o objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de objetivo de evidenciar diferenças na apropriação de estratégias de manutenção/perpetuação dos corpos usados por ambos os grupos. É realizado um recorte de como o corpo d mulher historicamente tem sido um objeto de opressão pelo poder: antigamente, do patriarcalismo, e nos dias atuais, do ascetismo disciplinar. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-27T13:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TANGRIANE MONTENEGRO.pdf: 739655 bytes, checksum: 9b8d6097fee4ee19fcda037f1b753661 (MD5) Previous issue date: 2005-09-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/4617/TANGRIANE%20MONTENEGRO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Mulheres | por |
dc.subject | Ciências sociais | por |
dc.subject | Academia de ginástica | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Mulher estudante | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | JOVENS MULHERES ESTUDANTES E A CULTURA CORPORAL: MECANISMOS DE DISTINÇÃO DO CORPO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TANGRIANE MONTENEGRO.pdf | 722,32 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.