Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1753
Tipo do documento: Tese
Título: A arte de escrever, com a palavra o Escritor AS VIVÊNCIAS DOS ESCRITORES LITERÁRIOS EM RELAÇÃO AO SEU TRABALHO: UMA ABORDAGEM PSICODINÂMICA
Autor: Bueno, Marcos 
Primeiro orientador: Macêdo, Kátia Barbosa
Primeiro membro da banca: Almeida, Leonardo Pinto de
Segundo membro da banca: Moraes, Rosângela Dutra de
Terceiro membro da banca: Peres, Vannuzia Leal Andrade
Quarto membro da banca: Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar
Resumo: O mundo do trabalho atual apresenta-se pela pluralidade e complexidade e pela busca constante da emancipação do sujeito e redução dos riscos à saúde do trabalhador. O trabalho está no próprio sentido existencial do ser social. A partir das transformações tecnológicas e produtivas e do fenômeno do desemprego, o trabalho passou a ser tema central nos debates científicos. Este estudo teve como objetivo geral analisar as vivências dos escritores literários em relação ao seu trabalho e às suas estratégias para enfrentar o sofrimento e transformá-lo em prazer, partindo da Clínica Psicodinâmica do Trabalho no que diz respeito à relação entre identidade profissional e arte, organização do contexto do trabalho e mobilização subjetiva do trabalhador. Visando a alcançar esse objetivo, o trabalho buscou esclarecer e identificar as vivências de prazer e de sofrimento além de verificar se os escritores utilizam, como estratégias de enfrentamento, os mecanismos da sublimação apontados por Freud (1914) para superar e transformar o sofrimento psíquico. Pretendeu-se identificar as vivências dos escritores literários filiados à UBE-GO em relação ao seu trabalho. Realizaram-se dois estudos: o estudo 1 foi uma pesquisa documental a partir de entrevistas com os escritores citados nos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles e do livro O lugar do escritor de Eder Chiodetto. No estudo 2, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-exploratório com entrevistas semiestruturadas voltadas para a temática das categorias da Psicodinâmica de Christophe Dejours, transcritas e submetidas à análise do discurso, de Silvia Lane e houve uma devolutiva, em que se buscou uma aproximação inicial com a Clínica do Trabalho. Foram entrevistados nove escritores literários, de ambos os sexos, com idades entre 40 e 87 anos, todos filiados à UBE-GO com mais de dois anos de filiação, todos com instrução superior e todos com mais de dez obras publicadas e premiadas. Como resultados, destacam-se: o sentido do trabalho dos escritores literários tem uma singularidade em relação às demais atividades da economia tradicional. A busca constante de procurar se adequar aos novos requisitos e qualificações para se inserir em um mercado indeterminado e informal revela um sujeito em constante sentimento de falta, reproduzindo a ideologia tradicional da profissão. O discurso dos escritores nos remete a conhecer um lugar social do singular e do coletivo, sinalizando as amarras discursivas que responsabilizam o sujeito pelo desencontro da relação dialética entre objetividade e subjetividade a mediação da palavra. Os escritores literários têm suas ações presentificadas, utilizando estratégias defensivas cada vez mais transitórias e dinâmicas no contexto social. Frente aos pressupostos levantados, foi possível a compreensão de que o discurso dos escritores literários é inseparável na relação entre o sujeito e o trabalho, em que a possibilidade de transformar sofrimento em prazer é um desafio constante e só conseguem produzir porque têm um sentido sublimatório no que fazem e por que o fazem.
Abstract: The world's current work is presented by the plurality and complexity and the constant quest for emancipation of the subject and reduce risks to workers' health. Working is in the own existential meaning of social being. From technological and productive changes and the phenomenon of unemployment, the work became the central theme of scientific debates. This study aimed to analyze the experiences of literary writers concerning to their work as well their strategies to face suffering and turn it into pleasure. We started with Work Psychodinamic Clinic, concerning to the relationship between professional identity and art, work context organizing and worker subjective mobilization. In order to achieve these goals, this study aimed to identify the pleasure and suffering experiences as well to verify whether the writers use the sublimation mechanisms proposed by Freud (1914) as coping strategies for overcoming and transforming psychological distress. We aimed to identify the experiences of literary writers affiliated with Brazilian Writers Union, in Goiás. We made two studies: the first one was a documental search based on two sources interviews with the writers cited by the Reports on Brazilian Literature of Moreira Salles Institute and the Eder Chiodetto book named O lugar do escritor (The Writer Place). The second study was a descriptive and exploratory qualitative search with semistructured interviews on Christophe Dejours psychodinamic categories which were transcript and submitted to Silva Lane s discourse analysis. There was also a devolutive in which we seek an initial approximation to work clinic. We interviewed nine literary writers of both sexes, aged between 40 and 87 years, all of them affiliated with Brazilian Writers Union for more than two years, all with superior instruction and all with more than ten published and awarded works. The results show that literary writers work meaning is very singular compared to other activities in tradition economy. The constant search for new requirements and qualifications in order to entry an undetermined and informal market reveals a subject in constant feeling of lack, who reproduces the profession traditional ideology. The writers discourse reminds us to meet a social place in the singular and the collective, pointing the discursive nodes that make the subject responsible for the mismatch among the dialectic relation between objectivity and subjectivity mediated by the word. Literary writers update their actions using defensive strategies increasingly transient and dynamic in social context. Considering the found presuppositions, it was possible to understand that the literary writers discourse is inseparable in the relationship between subject and work, in which the possibility of turning suffering into pleasure is a constant challenge and they only can produce because they have a sublimatory meaning in that they do and why they do it.
Palavras-chave: Vivências do trabalho
Escritores literários
Prazer-sofrimento no trabalho
Clínica Psicodinâmica do Trabalho
Work experience
Literary writers
Pleasure and suffering in working
Work psychodinamic clinic
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Psicologia
Citação: BUENO, Marcos. A arte de escrever, com a palavra o Escritor AS VIVÊNCIAS DOS ESCRITORES LITERÁRIOS EM RELAÇÃO AO SEU TRABALHO: UMA ABORDAGEM PSICODINÂMICA. 2012. 366 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1753
Data de defesa: 12-Dez-2012
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS BUENO.pdf5,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.