Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1760
Tipo do documento: Tese
Título: Teste de Nomeação de Figuras para Crianças TNF-C.
Título(s) alternativo(s): Test de Denominacion de figuras pra niños TNF-C.
Autor: Ferreira, Sandra de Fátima Barboza 
Primeiro orientador: Pasquali, Luiz
Primeiro membro da banca: Resende, Ana Cristina
Segundo membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio
Terceiro membro da banca: Caixeta, Leonardo Ferreira
Quarto membro da banca: Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
Quinto membro da banca: Costa Neto, Sebastião Benício da
Resumo: A habilidade de nomeação é um importante preditor de aquisição de linguagem oral e escrita, bem como de deterioração da linguagem observada em lesões adquiridas por traumas, acidente vascular, quadros neuroinfecciosos e doenças neurodegenerativas. O Boston Naming Test - BNT é reconhecidamente um dos instrumentos mais utilizados e estudados. Entretanto, sofre marcante influência de fatores relativos à idade, escolaridade e fatores transculturais. A utilização, bem como a pesquisa derivada desta técnica permite a afirmação de que é, seguramente, o instrumento mais apropriado para populações com idade mínima de 13 anos e, pelo menos, oito anos de escolaridade. Seu valor preditivo, no entanto, diminui quando crianças e sujeitos com baixa escolaridade são avaliados. O objetivo desta pesquisa foi construir um instrumento de avaliação de Nomeação de Figuras para crianças obedecendo a critérios de familiaridade e frequência dos itens na cultura brasileira. Participaram deste estudo 1137 sujeitos com idade variando entre quatro e 89 anos. A amostra contou com sujeitos não alfabetizados, e com escolaridade equivalente ao nível de educação infantil até o nível de pós-graduação. Os participantes foram testados em 78 itens cuja apresentação variou conforme a faixa etária e grau de escolaridade: de quatro a sete anos, analfabetos e cursando a educação infantil (apresentação individual do item em bloco espiral e registro em arquivo de voz); crianças, adolescentes e adultos declaradamente alfabetizados (apresentação impressa contendo nove folhas para registro escrito dos nomes dos itens); acima de 18 anos (apresentação impressa e/ou apresentação em um formulário aberto veiculado via Internet cujos itens eram acessados a partir de uma barra de rolagem). Os resultados foram registrados no banco do Predictive Analytics Software PASW - versão 18.0 e foram aferidas médias e desvio-padrão. O teste Kruskal Wallis de comparação entre médias indicou diferenças estatisticamente significativas entre todas as faixas etárias e entre os níveis de escolaridade mais baixos. Procedeu-se ainda uma análise dos itens a partir da estatística H que permitiu selecionar os itens cujo nome mostrou-se estável em, pelo menos, 80% das respostas emitidas pelos participantes. A partir destes resultados foi possível construir um Teste de Nomeação de Figuras para crianças TNF-C que contou com 413 participantes. Para a validação do instrumento realizou-se a análise dos componentes principais (CP) resultando na extração de 07 fatores principais. O teste ainda apresentou correlações positivas com o Teste Não Verbal de Inteligência para crianças TNVRI e Teste de Fluência Verbal FAS. A precisão e consistência interna dos itens foram aferidas pelo Alpha de Cronbach e Lambda de Guttman que atingiram coeficientes muito bons, variando entre 0,823 e 0,906. O instrumento aplicado em uma amostra clínica discriminou sujeitos sem queixas clínicas e com Transtorno de Déficit de Atenção e Dislexia. Estes resultados forneceram evidências de validade do TNF-C quanto ao construto e quanto à estrutura interna. O estudo prévio dos itens e as evidências de validade permitem a utilização deste instrumento no contexto brasileiro como preditor de desempenho em nomeação. Sua utilização clínica pode oferecer subsídios para o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção, Dislexia e deterioração de linguagem em adultos com baixa escolaridade.
Abstract: La habilidad de nominar es un importante elemento para pronosticar la adquisición de lenguaje oral y escrito, así como el deterioro del lenguaje observado en lesiones adquiridas por traumas, accidente vascular, cuadros neuroinfecciosos y enfermedades neurodegenerativas. El Boston Naming Test - BNT es uno de los instrumentos más utilizados y estudiados. Sin embargo, sufre influencia de factores relativos a la edad, escolaridad y factores transculturales. La investigación derivada de esta técnica, permite afirmar que es, seguramente, el instrumento más apropiado para poblaciones con edad mínima de 13 años y, al menos, ocho años de escolaridad. Su valor como pronóstico, no obstante, disminuye cuando son evaluados niños y sujetos de baja escolaridad. El objetivo de esta investigación fue de construir un instrumento de evaluación de Nominación de Figuras para niños que obedezca a criterios de familiaridad y frecuencia en los ítems de la cultura brasileña. De este estudio participaron 1137 sujetos con edad variable entre cuatro y 89 años. La muestra contó con sujetos no alfabetizados, y con escolaridad equivalente a nivel de educación infantil hasta el nivel de posgrado. Se verificó a los participantes en 78 ítems cuya presentación varió según la franja etaria y el nivel de escolaridad: de cuatro a siete años, analfabetos y cursando educación infantil (presentación individual del ítem en bloc espiral y registro en archivo de voz); niños, adolescentes y adultos declaradamente alfabetizados (presentación impresa conteniendo nueve hojas para registro escrito de los nombres de los ítems). Edad superior a los 18 años (presentación impresa y/o presentación de un formulario abierto vehiculado vía Internet a cuyos ítems se podía acceder a partir de una barra de desplazamiento vertical). Los resultados se registraron en el banco del Predictive Analytics Software PASW - versión 18.0 y se compararon las medias y el desvío estándar. La prueba Kruskal Wallis de comparación entre medias indicó diferencias estadísticamente significativas entre todas las franjas etarias y entre los niveles de escolaridad más bajos. También se hizo un análisis de los ítems a partir de la estadística H que permitió seleccionar aquellos cuyo nombre se mostró estable en, al menos, 80% de las respuestas emitidas por los participantes. A partir de estos resultados fue posible construir un Test de denominación de figuras para niños TNF-C que involucró a 413 participantes. Para validar el constructo se hizo el análisis de los componentes principales (CP) resultando en la extracción de 07 factores principales. La prueba presentó además, correlaciones positivas con el Test No verbal de Inteligencia para niños TNVRI y el Test de Fluidez Verbal FAS. La precisión y la consistencia interna de los ítems fueron evaluadas por el Alpha de Cronbach y Lambda de Guttman que en cuatro de los seis factores alcanzaron coeficientes muy buenos, variando entre 0,823 y 0,906. El instrumento aplicado en una muestra clínica discriminó a sujetos sin quejas clínicas y con Trastorno de Déficit de Atención y Dislexia. Estos resultados ofrecieron evidencias de validez del TNF-C con relación al constructo y con relación a la estructura interna. El estudio previo de los ítems y las evidencias de validez permiten usar este instrumento en el contexto brasileño para pronosticar el desempeño en nominación. Su utilización clínica puede ofrecer subsidios para el diagnóstico del TDA, Dislexia y deterioro del lenguaje en adultos con baja escolaridad.
Palavras-chave: Psicometria
Nomeação
Dislexia
Psicometría
Denominación
Dislexia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Psicologia
Citação: FERREIRA, Sandra de Fátima Barboza. Test de Denominacion de figuras pra niños TNF-C.. 2013. 174 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1760
Data de defesa: 19-Mar-2013
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra de Fatima Barboza Ferreira.pdf31,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.