Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1774
Tipo do documento: Tese
Título: Valor Subjetivo do Consumo Sustentável.
Autor: Pedroso, Reginaldo 
Primeiro orientador: Coelho, Cristiano
Primeiro membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Segundo membro da banca: Seco-ferreira, Diogo Conque
Terceiro membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio
Quarto membro da banca: Simonassi, Lorismário Ernesto
Resumo: A atual necessidade de uma mudança no modelo econômico de produção e consumo se deu pela ineficácia do atual modelo em sanar problemas oriundos do impacto sobre o meio ambiente. A aplicação da análise do comportamento à compreensão dos comportamentos relacionados à sustentabilidade pode demonstrar como o caminho que se vem seguindo para alcançar um mundo sustentável pode ser incrementado. A partir disso, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar o conhecimento e a escolha em relação à temática do Desenvolvimento Sustentável. Para isso, foi realizada uma análise do desenvolvimento sustentável sob a ótica analítico comportamental, seguida de três estudos, sendo: 1) identificação do conhecimento de diversos selos de certificação ambiental e rótulos de comportamentos pró-ambientais, comparando a apresentação do selo e do nome-sigla referente; 2) análise do nível de conhecimento e qualidade de marcas de três produtos e sua relação com processos de produção sustentáveis; 3) análise dos efeitos de instrução pró ambiental em escolhas hipotéticas entre diferentes marcas de três produtos (fase 1) e da presença ou ausência dos selos ambientais na escolha entre marcas de amaciante de roupas com diferentes níveis de conhecimento e qualidade. Os participantes foram universitários e funcionários de uma instituição universitária, de ambos os sexos. Os resultados, no geral, demonstraram pouco controle das variáveis relacionadas à sustentabilidade. No Estudo 1, a maioria dos participantes não conhecia os selos e não souberam descrevê-los apropriadamente. No Estudo 2, os níveis de sustentabilidade foram bem mais baixos e ancorados aos níveis de conhecimento e qualidade. No Estudo 3, os preços de indiferença foram maiores para as marcas sustentáveis, sem efeito significativo das instruções e pouca diferença relacionada à presença ou ausência do selo. Os dados do presente trabalho evidenciam um baixo controle discriminativo de estímulos que apontam para sustentabilidade, indicando a ineficácia das estratégias que até então vem sendo utilizada para essa mudança, como a inserção de selos ambientais em produtos.
Abstract: The present claim for a change in the economic model for production and consumption is due to the inefficiency of these models in reduce the problems derived from the impact on the environment. Applying the behavior analysis to understanding the behaviors related to sustainability may shows that the way to achieve a sustainable world may be increased. Upon this idea, the aim of this work was to analyze knowledge and choice related to the theme Sustainable Development. For that, it was analyzed trough the behavior analytical point perspective, followed by three studies: 1) identifying the knowledge of environmental certification seals and for sustainable behaviors, comparing the effects of seals name or pictures; 2) analyze brands levels of knowledge and quality of three products and its relationship with the sustainable production; 3) analyze of the effects of an environmental friendly instruction on hypothetical choices between different brands of three products (phase 1) and the presence or absence of certification seals in the choices between brands of clothes softener, with varying levels of knowledge and quality. The participants were undergraduate and graduate students. In general, the results showed a small control of the variables related to sustainability. I Study 1, most participants did not know the certification seals and did not described them appropriately. In Study 2, the sustainability levels were lower than those obtained for knowledge and quality. In Study 3, indifference prices were higher for sustainable brands, without significant effects of the instructions, and lower differences due to the presence or absence of the certification seals. The data of this work show a low discriminative control of the stimuli associated to the sustainability, so indicating the ineffectiveness of the strategies used in the present days to obtain this behavior change, as the insertion of the certification seals.
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável
análise do comportamento
comportamento do consumidor
certificação ambiental
escolha
sustainable development
behavior analysis
consumer behavior
certification seals
choice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Psicologia
Citação: PEDROSO, Reginaldo. Valor Subjetivo do Consumo Sustentável.. 2016. 207 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1774
Data de defesa: 18-Fev-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reginaldo Pedroso.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.