Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Antonio Carlos Godinho dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9800688291856916por
dc.contributor.advisor1Simonassi, Lorismário Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Heck, Elisa Tavares Sanabio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7141705270844402por
dc.contributor.referee2Coelho, Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6por
dc.contributor.referee3Neves, Sônia Maria Mello-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1por
dc.contributor.referee4Ribeiro, Michela Rodrigues-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267681771585069por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:18:43Z-
dc.date.available2013-10-16-
dc.date.issued2010-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Antonio Carlos Godinho dos. Equivalência de estímulos e aquisição do conceito de proporção: efeito de instruções programadas, manipulação de material concreto e treino de composição. 2010. 302 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1775-
dc.description.resumoA literatura aponta que crianças de final do sexto ano do ensino fundamental demonstram dificuldade para resolver problemas fracionários que exigem o conceito de proporção. A análise do comportamento dispõe de técnicas e procedimentos eficientes para formar classes de estímulos que dão origem a conceitos. Contudo, poucos trabalhos sobre formação de conceitos embasados nessa perspectiva foram realizados no campo da matemática. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito do treino de relações condicionais entre: estímulos fracionários pictóricos (conjunto A) e numéricos (conjunto B) e, entre estímulos fracionários numéricos (conjunto B) e numéricos (conjunto C), ambos realizados por meio do procedimento de pareamento com o modelo a partir do paradigma de equivalência de estímulos sobre a formação de classes de equivalência com estímulos fracionários, tendo sido avaliada também a generalização da resposta a novas situações e a expansão das classes formadas após o treino entre os membros do conjunto A e um novo conjunto de estímulos numéricos (D). Foram conduzidos três experimentos com um total de 90 crianças matriculadas na rede estadual de ensino das cidades de Goiânia e Trindade, de ambos os sexos cujas idades variaram entre 11 e 14 anos. Os participantes, divididos em grupos experimentais e de controle, passaram inicialmente por uma avaliação do tipo lápis e papel sobre problemas fracionários (AI) expressos de forma absoluta e relativa. No primeiro experimento, um grupo foi exposto apenas ao treino com instruções programadas sobre a resolução de problemas fracionários (GIP), outro apenas ao treino de relações condicionais (GEQ) e um terceiro a ambos os treinos (GIPEQ). No experimento 2, um grupo manuseou material concreto apresentado em forma de fração (GMC), outro fez treino de relações condicionais entre estímulos fracionários (GEQ) e um terceiro passou pelo treino das duas condições (GMCEQ). No experimento 3, um grupo fez treino de relações condicionais com estímulos fracionários (GEQ), outro passou pelo treino de composição (cópia) de frações a partir de modelos apresentados visualmente mais o treino de relações condicionais (GEQTC) e a um terceiro grupo foi solicitado o relato das estratégias que eles adotaram para resolver os problemas durante os treinos e testes das relações condicionais(GEQR). Ao final dos procedimentos todos eles passaram por uma avaliação final (AF) idêntica à avaliação inicial (AI) aplicada no início do estudo. Os participantes controles fizeram apenas as avaliações inicial e final. Os resultados mostraram que os participantes demonstraram dificuldade para resolver problemas expressos na forma relativa. Em geral, todos os participantes dos grupos experimentais dos três experimentos formaram três classes de estímulos fracionários (ABC), mas não houve expansão dessas classes após o treino entre um de seus membros e um novo estímulo. Os maiores índices de generalização ocorreram no primeiro teste programado e decaíram na segunda avaliação. Apenas os participantes dos grupos experimentais apresentaram ganhos sistemáticos da AI para a AF, sendo que as maiores porcentagens de acertos para problemas com frações expressas de forma relativa ocorreram para os participantes do grupo GIPEQ.por
dc.description.abstractLiterature points that children in sixth grade of Middle School show difficulty to solve fractional problems that demand the concept of proportion. Behavior analysis affords efficient techniques and procedures to form stimulus classes that originate concepts. Nevertheless, few production about concepts formation based on this perspective were achieved on Math field. The present study s goal is to investigate the effect of conditional relationship training between: fractional pictorial stimulus (group A) and numerical (group B) and, numerical (group B) and numerical (group C), both performed by means of the stimulus equivalence paradigm, concerning formation of equivalence classes with fractional stimulus, generalization of responses to new situations and the expansion of the formed classes after the training among members of group A and a new group of numerical stimulus (D). Three experiments were conducted with an amount of 90 children enrolled in State educational system in Goiania and Trindade cities, falling into both genres whose ages range from 11 to 14 years old. The participants, divided in experimental and control groups, were initially submitted to a pencil and paper evaluation about fractional problems (IE) expressed in absolute and relative way. In the first experiment, one group was exposed only to the training with programmed instructions about fractional problem resolutions (PIG), another one only to conditional relationship training (EQG) and a third one to both trainings (EQPIG). In experiment 2, one group handled concrete material presented in form of fraction (CMG), another one went through the training of the two conditions (CMGEQ). In experiment 3, one group trained conditional relationships with fractional stimulus (EQG), another one went through the training of compounding (copying) fractions from models visually presented and conditional relationship tests (EQCTG) and to a third group was asked the exposition of the strategies adopted to solve problems during the trainings and conditional relationship tests (GEQR). At the end of the procedures all of them went through a final evaluation (FE) identical to the initial evaluation (IE). The control participants took only the initial and final evaluations. The results show that participants presented difficulty to solve problems expressed in relative way. Generally, all the participants of the experimental groups of the three experiments formed three fractional stimulus classes (ABC), however there was no expansion of these classes after the training between one of its members and a new stimulus. The highest generalization indexes occurred in the first programmed test and decreased in the second evaluation. Only participants of experimental groups presented systematic gains from IE to FE, considering that the highest performances to problems with fractions occurred to participants in EQPIG group.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:18:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio Carlos Godinho dos Santos.pdf: 1568718 bytes, checksum: c84bef3972697df980163958f88b2a62 (MD5) Previous issue date: 2010-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5591/Antonio%20Carlos%20Godinho%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquivalência de estímulospor
dc.subjectequivalência de fraçõespor
dc.subjectconceito de proporçãopor
dc.subjectresolução de problemaspor
dc.subjectformação de conceitospor
dc.subjectStimulus Equivalenceeng
dc.subjectFractions Equivalenceeng
dc.subjectProportion Concepteng
dc.subjectProblem Resolutionseng
dc.subjectConcepts Formationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEquivalência de estímulos e aquisição do conceito de proporção: efeito de instruções programadas, manipulação de material concreto e treino de composiçãopor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Carlos Godinho dos Santos.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.