Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1780
Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: Luz, Célia Lopes da 
Primeiro orientador: Peres, Vannuzia Leal Andrade
Primeiro membro da banca: Neves, Sônia Maria Mello
Segundo membro da banca: Costa Neto, Sebastião Benício da
Terceiro membro da banca: Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a subjetividade constituída pelo professor de crianças da Educação Infantil, no seu processo de formação acadêmica. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento se deu na valorização das relações de mediação do professor, como acadêmico e como docente, no desenvolvimento de seus alunos. Fundamentando-se na teoria histórico/cultural de Vygotsky e na Teoria da Subjetividade discutida por González Rey, estudioso que defende a criação de espaços interdisciplinares entre a Psicologia e a Educação, pôde-se trabalhar com a idéia de que a constituição da subjetividade e o desenvolvimento histórico-cultural do sujeito são processos dialéticos e complexos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular em Anápolis, Goiás, no contexto de duas turmas do Jardim II. Participaram do estudo duas professoras e quatro crianças, ou seja, dois alunos de cada uma delas. No momento empírico procurou-se obter indicadores das subjetividades envolvidas nas relações professor/aluno e processos de ensino/aprendizagem/desenvolvimento. Para isso, as professoras foram entrevistadas e observadas com seus alunos na sala de aula e no pátio, quando eles também foram observados na interação com seus pares. Os resultados mostram que a subjetividade das professoras repercute: 1) na sua forma de relação e de atuação: uma produz um espaço social dinâmico e criativo, promotor de seu desenvolvimento e de seus alunos, enquanto outra apresenta dificuldade de trabalhar com a diversidade e a necessidade de improvisação; 2) na sua mediação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Observou-se, nessa perspectiva, situações sugeridas, por uma das professoras, que favorecem o desenvolvimento cognitivo do aluno. Este, partindo de situações cotidianas e com a ajuda da professora busca transformar os conceitos e criar situações para a efetivação do concreto.
Abstract: The objective of this work was to study the subjectivity constituted by the children's of the Infantile Education teacher, in your process of academic formation. In this perspective, the construction of the knowledge felt in the valorization of the relationships of the teacher's mediation, as academic and as educational, in your students' development. Being based in the theory histórical/cultural of Vygotsky and in the Theory of the Subjectivity discussed by González Rey's, studious that defends the creation of spaces interdisciplinary between the Psychology and the Education, it could be worked with the idea that the constitution of the subjectivity and the subject's historical-cultural development are processes dialéticys and complex.. The research was accomplished at a private school in Anápolis, Goiás, in the context of two groups of the Jardim II. They participated in the study two teachers and four children, in other words, two students of each one of them. In the empiric moment he/she tried to obtain indicators of the subjectivities involved in the relationships teacher/student and teaching processes/learning/development. Para that, the teachers were interviewed and observed with your students in the class room and in the patio, when they were also observed in the interaction with your pairs. The results show that the teachers' subjectivity rebounds: 1) in your relationship form and of performance: one produces a dynamic and creative social space, promoter of your development and of your students, while another presents difficulty of working with the diversity and the improvisation need; 2) in your mediation in Desenvolvimento Proximal's Zone (ZPD). it was Observed, in that perspective, suggested situations, for one of the teachers, that favor the student's cognitive development. This, leaving of daily situations and with the teacher's help it looks for to transform the concepts and to create situations for the implementation of the concrete.
Palavras-chave: formação do professor: subjetividade: relação professor/aluno: educação infantil
subjectivity
relationship teacher/child
infantile education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: LUZ, Célia Lopes da. FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1780
Data de defesa: 27-Fev-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELIA LOPES DA LUZ.pdf529,01 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.