Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Marcia Telma Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756552H0por
dc.contributor.advisor1Duarte, Ângela Maria Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781350H3por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:19:51Z-
dc.date.available2005-12-01-
dc.date.issued2005-06-27-
dc.identifier.citationLEITE, Marcia Telma Lima. Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1788-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo a promoção da aquisição e generalização de mandos por uma criança com Autismo, utilizando três das seis fases do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System - PECS) combinadas com procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Autismo é definido como uma desordem do desenvolvimento severamente incapacitante que tipicamente aparece nos três primeiros anos de vida (National Society for Autistic Children, 1993). O participante foi um menino com sete anos de idade, que havia sido diagnosticado com Autismo, escolhido para participar da pesquisa por apresentar características claras desse diagnóstico e por seu grau de dificuldade em adquirir a habilidade de comunicar efetivamente. Para demonstrar controle experimental utilizou-se o Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Ambientes. A generalização foi programada de acordo com a técnica de exemplares múltiplos proposta por Stokes e Baer (1997). O estudo implementou três partes do programa PECS para a aquisição de repostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de reforçadores em potencial. Foram registradas as respostas de mando e quaisquer vocalizações inteligíveis da criança. Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em facilitar a aquisição de mandos e que essa habilidade se generalizou do ambiente de treino para dois outros ambientes (escola e residência) sem um treinamento adicional. Acredita-se que o próprio programa PECS já contém elementos que promovem a generalização. Observou-se um aumento na freqüência de vocalizações inteligíveis. Os resultados confirmam a eficácia do programa PECS e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento em ensinar comunicação funcional em uma criança com Autismo.por
dc.description.abstractThe present study had the objective to promote the acquisition and generalization of mands by a child with Autism, using three of the six parts of the Picture Exchange Communication System PECS, combined with procedures of the Applied Behavior Analysis. Autism is defined as a severely incapacitating developmental disability that typically occurs before age three (National Society for Autistic Children, 1993). The participant was a seven-year-old boy that had been diagnosed with Autism, chosen to participate in this study because he presented clear characteristics of the diagnosis and for his difficulty in acquiring the ability to communicate effectively. To show experimental control, a Multiple Baseline between Settings Design was used. Generalization was programmed according to the technique of multiple exemplars proposed by Stokes and Baer (1997). The study implemented three parts of the PECS program in the acquisition of mand responses thru the exchange of cards with photographic representations of potential reinforcers. Mand responses and any intelligible vocalization by the child were registered. Results show that the intervention was effective in facilitating the acquisitions of mands and that his ability generalized from the training setting to two other settings (school and residence) without additional training. It is believed that the PECS program has built-in elements that promote generalization. An increase in the frequency of intelligible vocalizations was observed. The results confirm the efficacy of the PECS program and procedures of Applied Behavior Analysis in teaching functional communication to a child with Autism.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:19:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Telma Lima Leite.pdf: 619884 bytes, checksum: e2b05ed813ae49444ce28edc44c07071 (MD5) Previous issue date: 2005-06-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5676/Marcia%20Telma%20Lima%20Leite.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectMandospor
dc.subjectGeneralizaçãopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectMandseng
dc.subjectGeneralizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAquisição e generalização de mandos em uma criança com autismopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcia Telma Lima Leite.pdf605,36 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.