Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Synara Carvalho Branquinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0362812624755153por
dc.contributor.advisor1Sousa, Sônia Margarida Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7por
dc.contributor.referee1Zanini, Daniela Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399407321735975por
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:19:53Z-
dc.date.available2013-06-24-
dc.date.issued2012-04-11-
dc.identifier.citationARAUJO, Synara Carvalho Branquinho. BULLYING: OS SIGNIFICADOS PARA OS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE RIO VERDE - GOIÁS. 2012. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1794-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender os significados para docentes do ensino fundamental, das escolas públicas municipais da cidade de Rio Verde, Goiás, sobre o fenômeno bullying, fornecendo subsídios para uma reflexão sobre as questões norteadoras do tema. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na abordagem sócio-histórica proposta por Vygotsky. Para a realização do trabalho, realizou-se uma revisão de literatura, abrangendo conceitos de violência, violência escolar e bullying, com o objetivo de estudar as diferentes contribuições científicas disponíveis, identificando o estágio atual do conhecimento sobre o tema. Na pesquisa, foi aplicado um questionário a sessenta e três professores e, posteriormente, foram escolhidos doze docentes para serem entrevistados. Os do ensino fundamental da rede pública da cidade de Rio Verde dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se que esses profissionais possuem pouca compreensão sobre bullying, que ainda se apresenta como incógnita para eles, pois os professores evidenciaram claras dificuldades nos processos de reconhecimento e ou compreensão do fenômeno, bem como na elaboração de estratégias de enfrentamento. Os professores significam o bullying como um fenômeno em franco processo de ampliação, que tem sua gênese nas desigualdades sociais, na influência da mídia, e em conflitos familiares. As formas explícitas foram as mais evidenciadas, sobretudo, por meio de brincadeiras, palavrões e brigas. Os docentes apresentaram dificuldades em identificar a violência implícita nas relações interpessoais e na rotina pedagógica, o que indica uma visão pouco crítica das dinâmicas de relação no interior da escola. As estratégias adotadas por eles para abordar o fenômeno objetivam impor limites, situando o diálogo entre professor e aluno como a forma mais indicada para o seu alcance. Em geral, professores demonstraram pouco preparo para lidar com o bullying no contexto escolar.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the meanings of basic education for teachers of public schools in the city of Rio Verde, Goiás, about the bullying phenomenon, providing subsidies for a reflection on the issues of the guiding theme. The theoretical and methodological framework was based on the socio-historical approach proposed by Vygotsky. To carry out the work, carried out a literature review covering concepts of violence, school violence and bullying, with the aim of studying the different scientific contributions available, identifying the current knowledge on the subject. In the survey, a questionnaire was administered to sixty-three teachers and, subsequently, twelve teachers were chosen to be interviewed. The basic education of the public of the city of Rio Verde interview data were subjected to content analysis. It was found that these professionals have little understanding of bullying, which are still unknown as to them, because teachers showed clear difficulties in the processes of recognition and understanding of the phenomenon or as well as in developing coping strategies. Teachers mean bullying as a phenomenon in a major phase of expansion, which has its genesis in social inequalities, the influence of the media, and family conflicts. The explicit forms were the most evident, above all, through play, swearing and fighting. Teachers had difficulty identifying the violence implicit in interpersonal relations and educational routine, which indicates a somewhat critical view of the dynamics of relationships within the school. The strategies adopted by them to address the phenomenon aiming to impose limits, situating the dialogue between teacher and student as the most suitable for its scope. In general, teachers reported little preparation for dealing with bullying in the school context.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:19:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SYNARA CARVALHO BRANQUINHO ARAUJO.pdf: 515123 bytes, checksum: 514d358aea222c44424b1e844bd04e86 (MD5) Previous issue date: 2012-04-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5646/SYNARA%20CARVALHO%20BRANQUINHO%20ARAUJO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia sócio-históricapor
dc.subjectviolência escolarpor
dc.subjectbullyingpor
dc.subjectformação e atuação docentepor
dc.subjectsocio-historical psychologyeng
dc.subjectschool violenceeng
dc.subjectbullyingeng
dc.subjecttraining and teaching practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleBULLYING: OS SIGNIFICADOS PARA OS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE RIO VERDE - GOIÁSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SYNARA CARVALHO BRANQUINHO ARAUJO.pdf503,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.