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Tipo do documento: Dissertação
Título: AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA INABILIDADE DE FALAR EM PÚBLICO EM FÓBICOS SOCIAIS
Autor: Geraldini-ferreira, Maria Christina Calaça 
Primeiro orientador: Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza
Primeiro membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio
Segundo membro da banca: Silva, André Vasconcelos da
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar funcionalmente e intervir sobre a inabilidade de falar em público de dois universitários que possuíam o diagnostico de fobia social: um estudante de engenharia civil, 23 anos e um estudante do mestrado em física, 53 anos de idade. Considerou-se, ainda, a possibilidade de extinguir outros comportamentos inadequados e instalar novos comportamentos socialmente relevantes. Para o seu cumprimento foram utilizadas (1) estratégias com informantes por meio de (1.1) entrevista de avaliação funcional com os pais e cônjuge; um (1.2) inventário de fobia social foi usado e (2) observações diretas registradas em vídeo foram obtidas da inabilidade para falar em público. Foi aplicado o delineamento experimental (3) de linha de base múltipla entre comportamentos para demonstrar o controle dos procedimentos. Para intervenção foram selecionados classes de comportamentos-problema de cada participante, isto é, os déficits e os excessos comportamentais. As intervenções foram feitas em sessões individuais entre pesquisadora e cada participante. As técnicas de modelagem, instrução verbal combinada com elementos de modelagem e modelação com instrução verbal foram utilizadas visando a instalação das novas classes comportamentais. Ao final da intervenção foi efetuada uma (3.1) programação para a generalização com aproximação gradual com reforçamento da situação de falar em público. E, finalmente o próprio (3.2) teste de generalização foi empregado para avaliar os efeitos da intervenção, que foi um relato oral diante de 32 pessoas em um curso de pós-graduação de uma universidade particular. Um mês após o final da pesquisa foi realizado o (4) follow-up. Os dados demostraram que todos os comportamentos modificaram significativamente após o início das intervenções e se mantiveram no follow-up. Fica evidente a necessidade de estudos dessa natureza na tentativa de contribuir para a qualidade de vida de pessoas que apresentam comportamentos de fobia social.
Abstract: inability to speak in public who were diagnosed with social phobia: a 23- year-old Civil Engineering student, and a 53-year-old Physics graduate student. It was also considered the possibility of extinguishing certain inappropriate behaviors and installing socially relevant new ones. (1) Informant-based strategies: (1.1) functional assessment interview with parents and spouse; (1.2) a social phobia inventory and (2) direct observations demonstrate the control of the procedures, (3) the multiple baseline experimental design was applied. Classes of behavior problems of each participant were selected for intervention, i.e., behavioral excesses and deficits. Interventions were made through individual sessions, between the researcher and each participant. The shaping techniques, shaping with verbal instruction and modeling with verbal instruction were used in order to install new behavioral classes. At the end of the intervention process, (3.1) a programming for generalization with gradual approximation and with public speaking situation reinforcement was conducted. Finally, (3.2) the generalization test itself was used to evaluate the intervention effects, which was an oral report made in front of 32 people in a private university graduate course. One month after the end of the research, the (4) Followup was performed. The data showed that all behaviors were significantly changed after the intervention started and remained during the Follow-up process. It is evident the need of such studies in an attempt to contribute with the quality of life of people with social phobia.
Palavras-chave: Avaliação funcional
análise funcional
fobia social
teste de generalização
Functional assessment
functional analysis
social phobia
generalization test
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: GERALDINI-FERREIRA, Maria Christina Calaça. AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA INABILIDADE DE FALAR EM PÚBLICO EM FÓBICOS SOCIAIS. 2012. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1796
Data de defesa: 11-Set-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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