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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1799
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Efeito da Presença/Ausência de Modelos na Formulação de Regras e Resolução de Problemas |
Autor: | Rocha, Letícia Nunes |
Primeiro orientador: | Simonassi, Lorismário Ernesto |
Primeiro membro da banca: | Neves, Sônia Maria Mello |
Segundo membro da banca: | Heck, Elisa Tavares Sanabio |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito das variáveis presença/ ausência de modelo sobre o comportamento de resolver problemas e formular regras. Vinte e quatro participantes (6 nos experimentos I e II e 12 no Experimento III) foram expostos a uma tarefa que consistia em organizar uma sequência de cores. O Experimento I era constituído de três Condições: a) presença do modelo no momento do responder; b) ausência do modelo + instruções detalhadas; c) ausência do modelo. O Experimento II era praticamente idêntico ao anterior, exceto que na segunda condição, onde os modelos estavam presentes e o participante dispunha de instruções detalhadas. Já o Experimento III, foi realizado com 2 grupos de participantes. No Grupo A, os modelos estavam presentes no momento do participante responder, ao contrario do Grupo B, onde os modelos estavam ausentes. Neste Experimento nenhum participante tinha acesso a qualquer instrução. Os resultados sugerem que a presença do modelo facilita o comportamento de resolução de problemas. |
Abstract: | The aim of this study was to evaluate the effect of the presence/absence variables about the behavior model to solve problems and formulate rules. Twenty-four participants (6 in each of the experiments I and II and 12 in experiment III) were exposed to a task that was to organize a sequence of colors. The first experiment consisted of three conditions: a) presence of the model at the moment to answer, b) absence of the model and detailed instructions, c) absence of the model. Experiment II was almost identical to the previous one, except in the second condition, where the models were present and the participant had detailed instructions. Yet the experiment III was conducted with two groups of participants. In Group A, the models were present of the answer of the participant, in contrast to Group B, where the models were absent. In this experiment no participant had access to any instruction. The results suggest that the presence of the model facilitates the behavior for the solution of problems. |
Palavras-chave: | Presença/ausência do modelo resolução de problema formulação de regra presence/absence model problem solving formulating rules |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Psicologia |
Citação: | ROCHA, Letícia Nunes. Efeito da Presença/Ausência de Modelos na Formulação de Regras e Resolução de Problemas. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1799 |
Data de defesa: | 30-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Leticia Nunes Rocha.pdf | 681,09 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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