Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1807
Tipo do documento: Dissertação
Título: O efeito de novidade alimentar e comportamentos associados ao forrageio em um grupo semi livre de macacos-prego (Cebus libidinosus)
Título(s) alternativo(s): Novelty effect and foraging associated behaviou in semi-free ranging group of tufted becarded capuchin monkey (Cebus libidinosus).
Autor: Cardoso, Raphael Moura 
Primeiro orientador: Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
Primeiro membro da banca: Ades, César
Segundo membro da banca: Lopes, Fivia de Araujo
Terceiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Resumo: Pesquisas prévias indicam que os processos de facilitação social e intensificação do estímulo podem aumentar a aceitação de um item alimentar desconhecido dentro de grupos de macacos-prego. Os macacos-prego forrageiam em grupo e o sucesso individual é afetado pelo comportamento de outro membro do grupo. Ademais, os adultos de macacos-prego são socialmente tolerantes, principalmente em relação aos imaturos. Por exemplo, durante o processamento de frutos encapsulados os imaturos permanecem próximos ao indivíduo que processa o alimento, ou mesmo surrupiam pequenos pedaços de alimentos consumidos pelos companheiros. A tolerância, por sua vez, é considerada como um aspecto que favorece a troca de informações sociais em um grupo. Em Cebus nigritus, por exemplo, a emissão de assobios afeta o comportamento da audiência em relação à escolha de onde buscar alimento. Em contextos de exploração de uma fonte alimentar, o macaco-prego do cerrado (Cebus libidinosus) também emite assobios que, em geral, atraem outros indivíduos à fonte alimentar. No presente trabalho, realizamos experimentos envolvendo a apresentação, em uma estação alimentar (EA), de 20 itens alimentares conhecidos e 20 desconhecidos a um grupo semi-livre de Cebus libidinosus do Bosque Laranjeiras em Goiânia (16°43 S: 49°13 W). durante as sessões, registrávamos: o sexo e a faixa etária dos indivíduos em contato com a EA, a 05m e a 10 m da EA, em intervalos de 1 minuto; todas as ocorrências de interações que envolviam o interesse pelo alimento em posse de outro, e a identidade dos sujeitos envolvidos. Todas as sessões foram filmadas e gravadas digitalmente. Para cada indivíduo filmado na EA somamos o número de notas e sílabas de assobios foram contabilizadas a partir de sonogramas gerados pelo programa Avisoft LabPro 4.39. O tamanho e composição do grupo presente na área experimental foram similares entre as duas condições (alimento familiar e alimento novo), e indicou tolerância em relação à proximidade de imaturos. Os macacos mostraram-se sensíveis à novidade alimentar, emitindo mais comportamentos exploratórios e menos de familiaridade nesta condição. A probabilidade de ocorrência de interações do tipo Interesse pelo Alimento do Outro foi significativamente maior na condição onde o alimento apresentado era desconhecido ao grupo. A emissão de assobios foi maior na condição em que o alimento era familiar e apresentou uma correlação negativa com comportamentos de inspeção (uma medida indireta de novidade alimentar). Nossos resultados corroboram a ideia de que a tolerância e a troca de informações entre os indivíduos podem compensar os custos associados à competição durante o forrageio social, em particular no caso de informações sobre novos recursos. Sugerimos novas investigações sobre o papel das vocalizações associadas ao alimento no processo de aprendizagem de quais itens desconhecidos são seguros ou não.
Palavras-chave: Cebus
Efeito de novidade
Forrageio social
Comunicação vocal
Cebus
Novelty effect
Social foraging
Vocal communication
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Departamento de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Cardoso, Raphael Moura. O efeito de novidade alimentar e comportamentos associados ao forrageio em um grupo semi livre de macacos-prego (Cebus libidinosus). 2008. 59 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1807
Data de defesa: 19-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAPHAEL MOURA CARDOSO.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.