Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1809
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PRODUÇÃO CIENTÍFICA (SCIELO, 1993/2012) E USO DE ESTRATÉGIAS DE COPING EM ADOLESCENTES ESCOLARES. |
Título(s) alternativo(s): | Scientific Production (SciELO, 1993/2012) and Use Coping Strategies for Teens School. |
Autor: | Santeiro, Fabíola Ribeiro de Moraes |
Primeiro orientador: | Zanini, Daniela Sacramento |
Resumo: | Estudos sobre coping ajudam a entender sobre contextos humanos e sobre habilidades de enfrentamento às demandas cotidianas. Este trabalho se compõe de duas partes. Na primeira delas realiza-se uma análise de produção científica sobre coping. A amostra é composta por 294 artigos publicados entre 1993 e 2012, em periódicos indexados à base de dados internacional SciELO. Diversos indicadores demonstram que a produção acadêmica sobre coping desfruta de características positivas, dentre as quais se destaca a ocorrência significante de estudos empíricos. Constatada a relevância do estudo sobre coping em adolescentes, obtida por meio do levantamento sistemático da produção na área, na segunda parte realiza-se estudo descritivo sobre o uso de estratégias de coping em adolescentes, escolares da grande Goiânia (N=430), de ambos os sexos e com idades entre 12 e 19 anos. Verificam-se diferenças significativas no uso de estratégias de coping conforme idade e gênero dos participantes. Para consolidação dos achados apresentados, novas pesquisas são desejáveis. |
Abstract: | Studies on coping help to understand about human contexts and on coping skills to everyday demands. This work consists of two parts. In the first one performs an analysis of scientific literature on coping. The sample consists of 294 articles published between 1993 and 2012 in journals indexed to international database SciELO. Several indicators show that the academic production on coping enjoys positive characteristics, among which stands out the occurrence of significant empirical studies. Given the relevance of the study of coping in adolescents, obtained through systematic analysis of the production area, the second part takes place descriptive study about the use of coping strategies in adolescents, students of big Goiânia (N=430) of both genders and aged between 12 and 19 years. There are significant differences in the use of coping strategies as age and gender of the participants. To consolidate the findings presented, further research is desirable. |
Palavras-chave: | estilos de enfrentamento avaliação psicológica análise empírica de tendências adolescência periódicos científicos coping styles psychological assessment empirical analysis of trends adolescence scientific journals. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Psicologia |
Citação: | SANTEIRO, Fabíola Ribeiro de Moraes. Scientific Production (SciELO, 1993/2012) and Use Coping Strategies for Teens School.. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1809 |
Data de defesa: | 7-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fabiola Ribeiro de Moraes Santeiro.pdf | 504,48 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.