???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1816
Tipo do documento: Dissertação
Título: Determinação empírica dos níveis reforçadores utilitário e informativo de destinos turísticos.
Título(s) alternativo(s): Empirical determination of utilitarian and informational reinforcement levels of touristic destinations.
Autor: Cardoso, Michel de Melo 
Primeiro orientador: Nalini, Lauro Eugênio
Primeiro membro da banca: Martins, Weber
Segundo membro da banca: Oliveira-castro Neto, Jorge Mendes de
Terceiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Resumo: Formulações comportamentais sobre processos de consumo enfatizam as interações do consumidor com variáveis do ambiente de consumo na descrição, análise e explicação do comportamento do consumidor. Nessas elaborações, comportamento de consumo é um processo comportamental aprendido conforme os princípios de aprendizagem operante, estando, nas interações do consumidor com o ambiente, as variáveis que dão origem e mantêm o consumir. Ações de consumidores implicam em reforços (e punições) utilitários e informativos como consequência da aquisição e uso de produtos ou serviços. Reforços utilitários são consequências definidas por ganhos de utilidade relativos à resolução prática de problemas por propriedades do produto ou serviço adquirido. Reforços informativos são consequências mediadas socialmente (verbais), definidas por ganhos na imagem social do consumidor pela aquisição do produto ou serviço. Definir o valor reforçador utilitário e/ou informativo de produtos ou serviços é relevante ao aprimoramento de estratégias de marketing, sobretudo em setor como o turismo, onde o produto é um amálgama de préstimos, tangíveis e intangíveis, ofertados com a intenção de saciar desejos e expectativas do turista. O objetivo do estudo foi determinar empiricamente, num arranjo em laboratório, os níveis de reforço utilitário e informativo de 22 destinos turísticos. Universitários de ambos os sexos (n=200), com idade entre 18 e 52 anos, foram expostos a 22 vídeos promocionais fictícios de curta duração (1 ), estruturados conforme os componentes do produto turístico. Instrumentos de avaliação baseados nas noções de estimativa de satisfação e prazer, conhecimento (direto ou indireto) e qualidade percebida de cada componente dos destinos turísticos foram desenvolvidos, acoplados a um ambiente virtual para avaliação e aplicados. No ambiente virtual, após instruções e individualmente, os participantes assistiam aos vídeos e avaliavam cada destino. Análise de agrupamentos foi conduzida sobre índices da magnitude do reforço utilitário e da magnitude do reforço informativo gerados para cada destino. Os resultados mostraram ser possível subdividir os 22 destinos em três grupos distintos estatisticamente, indicativos dos níveis alto, médio e baixo de reforço utilitário e informativo. Os dados obtidos sugerem ser válida a distinção de produtos ou serviços com base em seus atributos utilitários e/ou informativos, cujos valores podem ser determinados empiricamente. Os achados fornecem subsídios para discussão sobre a validação empírica de conceitos do Behavioral Perspective Model (BPM) e para a ação gerencial e estratégias de marketing turístico baseadas no modelo.
Palavras-chave: comportamento do consumidor
reforço utilitário
reforço informativo
turismo
análise de agrupamentos
consumer behavior
utilitarian reinforcement
informational reinforcement
tourism
cluster analysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: CARDOSO, Michel de Melo. Empirical determination of utilitarian and informational reinforcement levels of touristic destinations.. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1816
Data de defesa: 25-Jan-2012
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michel de Melo Cardoso.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.