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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbarello, Beatriz Amalia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9267084024389682por
dc.contributor.advisor1Nalini, Lauro Eugênio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9por
dc.contributor.referee1Silva, André Vasconcelos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3427056378409932por
dc.contributor.referee2Coelho, Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6por
dc.contributor.referee3Mendonça, Helenides-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707337D2por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:19Z-
dc.date.available2014-07-22-
dc.date.issued2013-12-09-
dc.identifier.citationALBARELLO, Beatriz Amalia. Crenças de Mercado de Consumidores e Vendedores do Varejo de Moda Feminina na Cidade de Goiânia (GO).. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1837-
dc.description.resumoCrenças são formulações verbais gerais formadas a partir da experiência e usadas para reduzir julgamentos ou avaliações complexas em pensamentos e raciocínios mais simples. Crenças de mercado expressam relações entre atributos de empresas, produtos, marcas e lojas, assim como das relações de consumo que os atores do mercado mantêm com estas dimensões. O objetivo do presente estudo foi detectar e descrever sistematicamente crenças de mercado de consumidores e vendedores do varejo de produtos de moda feminina da cidade de Goiânia (GO, Brasil). Adicionalmente, o estudo buscou interpretar os achados usando concepções analítico-comportamentais e apontar para as suas possíveis implicações gerenciais. Cento e noventa e sete (197) indivíduos, distribuídos em duas amostras não-probabilísticas (97 consumidores e 100 vendedores), colaboraram como participantes. Os consumidores responderam a instrumento específico para a detecção de crenças de mercado de consumidores (DCM Q1C) e os vendedores responderam a instrumento análogo, elaborado para medir percepções sobre tais crenças (DCM Q2G). Analisados os dados quanto ao grau de endosso das crenças por consumidores e vendedores, os principais resultados encontrados foram: 1) variação no grau de endosso das crenças dependendo e de se a avaliação é feita por consumidores ou por vendedores, com tendência geral dos vendedores a apresentar grau de endosso mais elevado do que o apresentado por consumidores; 2) discretíssima quantidade de casos de discrepância nas relações caracterizadas por endosso efetivo dentre os stati de endosso por consumidores e vendedores, e 3) relativamente pequena quantidade de concordância nas relações caracterizadas por endosso efetivo dentre os stati de endosso por consumidores e vendedores. A partir de considerações sobre a natureza representacional dos instrumentos utilizados e dos dados obtidos, o responder dos participantes foi interpretado como indicativo da probabilidade de emissão das formulações verbais expressas nos itens dos instrumentos (e não de ações), quando consumidores e vendedores entram em interação nos ambientes de consumo. Recomendações sobre o que vendedores devem ou não enfatizar nas suas falas persuasivas para convencer consumidores a comprar foram feitas. O uso do referencial conceitual da análise do comportamento foi possível, mas apenas para viabilizar interpretações e suposições sobre relações funcionais, não verificáveis, como se sabe, com o método adotado.por
dc.description.abstractBeliefs are general verbal formulations formed through experience and used to reduce complex judgments and evaluations in more simple thinking and rationale. Market beliefs express relations between firms, produtcs, brands and stores attributes, as such the consume relations that market actors maintain with such dimensions. The objective of the present study was detect and systematically describe retail consumer and seller s market beliefs from the female fashion market of Goiânia (GO, Brazil). Additionally, the study aimed interpret the findings using behavior-analytic conceptions and pointing to possible managerial implications of them. One hundred ninety seven (197) individuals, distributed in two non-probabilistic samples (97 consumers and 100 sellers), collaborate as participants. Consumers responded to a specific instrument elaborated to detect market beliefs (DCM-Q1C) and sellers responded to an analogous instrument, elaborated to measure perceptions about such beliefs (DCM Q2G). Data were analyzed in terms of the consumer and seller´s endorsement grade of beliefs, with the principal results showing: 1) endorsement grade variation depending on evaluation being done by consumers or sellers, with a general tendency of sellers present more elevated endorsement grade, 2) very discrete quantity of discrepant cases in the relations characterized by effective endorsement between the endorsement stati by consumers and sellers, and 3) relative small quantity of agreement in the relations characterized by effective endorsement between the endorsement stati by consumers and sellers. From considerations about the representational nature of the instruments used and obtained data, participants responding was interpreted as indicative of the probability of verbal formulations emissions (and not of actions), as phrased in the instruments items, in the consume environments. Recommendations about what sellers must or mustn t emphasize in persuasive talks to convince consumers to buy were done. The use of the behavior-analytic conceptual referential was possible, but only to enable interpretations and suppositions about functional relations, not verifiable, as known, with the method adopted.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Beatriz Amalia Albarello.pdf: 905075 bytes, checksum: e0e94130b180eceaebf339232c8ad90d (MD5) Previous issue date: 2013-12-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5042/Beatriz%20Amalia%20Albarello.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcrenças de mercadopor
dc.subjectconsumidorpor
dc.subjectvendedorpor
dc.subjectendosso da crençapor
dc.subjectpsicologia cognitivapor
dc.subjectanálise do comportamentopor
dc.subjectmarket beliefseng
dc.subjectconsumereng
dc.subjectsellereng
dc.subjectbelief endorsementeng
dc.subjectcognitive psychologyeng
dc.subjectbehavior analysiseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleCrenças de Mercado de Consumidores e Vendedores do Varejo de Moda Feminina na Cidade de Goiânia (GO).por
dc.typeDissertaçãopor
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