Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1877
Tipo do documento: Dissertação
Título: A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.
Autor: Santos, Leila Pereira dos 
Primeiro orientador: Peres, Vannuzia Leal Andrade
Primeiro membro da banca: Mozzer, Geisa Nunes de Souza
Segundo membro da banca: Mata, Alba Cristhiane Santana da
Resumo: O presente estudo é sobre a família e o desenvolvimento da criança com diagnóstico de dificuldade de aprendizagem. Trabalhou-se fundamentalmente com a teoria histórico cultural do desenvolvimento humano, com o objetivo de identificar como as concepções das famílias sobre a dificuldade dos filhos interferem nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento, valendo-se de atividades artísticas como metodologia para a construção das informações analisadas com base na epistemologia qualitativa e na categoria sentido da teoria histórico-cultural buscando entender, a partir do sentido e do significado das palavras que fluíram no decorrer dos encontros, as concepções das famílias sobre as dificuldades de aprendizagem de seus filhos. Participaram da pesquisa duas famílias. A primeira(X) constituída de avó e neta e a segunda(Y) mãe e filha. A avó responsável pela criança participou com prazer de grande parte dos encontros e suas verbalizações deixaram claro que compreendia a importância do apoio e afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua neta. A segunda família, mãe e filha, participou de todos os encontros, sendo que a adolescente apenas observava e tecia alguns comentários, se negando a participar das atividades. Sua mãe participou e demonstrou motivação na realização de todas as atividades artísticas propostas, mas verbalizou pouco deixando claro em sua fala, o medo que tem do futuro da filha, talvez por não acreditar em suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de maior autonomia. Concluímos que o desenvolvimento dos filhos com diagnóstico de dificuldade de aprendizagem mantém relações com as concepções das famílias e o apoio afetivo que elas oferecem a eles, o que foi observado na primeira família, e que a avó reconhece como a neta melhorou quando ela passou a apoia-la e que se os pais dessem maior atenção a ela estaria bem melhor. Quanto à segunda família, a menina ainda apresenta muita dificuldade, principalmente relacional, mostrando-se muito tímida. A mãe não consegue dar o apoio que ela necessita, precisando ela mesma de ajuda para se fortalecer, mediante as perdas que sofreu.
Abstract: This study is about family and the development of a child with a diagnosis of learning disability. We worked primarily with cultural historical theory of human development, with the aim of identifying how conceptions about the difficulty of the families of the children interfere with their learning processes and development, drawing on artistic activities as a methodology for the construction of information analyzed based on qualitative epistemology and sense category of cultural-historical theory trying to understand, following the sense and meaning of the words that were appearing during the meetings, the conceptions of the families about their children s learning disabilities. Two families participated in the survey. The first (X) consisting of grandmother and granddaughter and the second (Y) mother and daughter. The grandmother who is responsibles for her granddaugther, participated with pleasure of most meetings and her verbalizations made it clear that she understood the importance of support and affection in the learning and development process of her granddaughter. The second family, mother and daughter, attended all the meetings, and the teenager just watched and wove some comments, refusing to participate in activities. Her mother participated and demonstrated motivation in performing all artistic activities proposed, but little verbalized it clear in her speech, the fear about her daughter s future, perhaps because she doesn t believe in her daugther s learning opportunities and developing greater autonomy. We conclude that the development of children diagnosed with learning difficulty maintaining relationships with the views of families and the emotional support they offer to them, which was observed in the first family, and her grandmother recognizes as the granddaughter improved when she began to supports it and that if parents give more attention to it would be better. The second family, the girl is still very difficult, especially relational, being very shy. The mother can not give the support she needs, she herself needing help to strengthen by the losses suffered.
Palavras-chave: Família
Aprendizagem
Desenvolvimento
Teoria histórico-cultural
Family
Learning
Development
cultural-historical theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: SANTOS, Leila Pereira dos. A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1877
Data de defesa: 17-Out-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leila Pereira dos Santos.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.