Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrionte, Ivana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730327D9por
dc.contributor.advisor1Sousa, Sônia Margarida Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7por
dc.contributor.referee1Rey, Fernando Luis González-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6por
dc.contributor.referee2Cupolillo, Mercedes Villa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781166P9por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:20:45Z-
dc.date.available2006-08-22-
dc.date.issued2004-08-19-
dc.identifier.citationORIONTE, Ivana. ABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOS. 2004. 192 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1889-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo a compreensão dos significados e sentidos do abandono atribuídos por crianças que se encontram em uma instituição de abrigo na cidade de Goiânia-GO. Na construção do corpus da pesquisa, foram utilizadas a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, técnicas de complementação de frases, desenhos e história de livros infantis, com cinco crianças, sendo três do sexo masculino e duas do sexo feminino. A abordagem histórico-cultural de Vigotsky constitui a base teórica sobre a qual se desenvolve a pesquisa, em articulação com a epistemologia e metodologia qualitativa de González Rey, e a proposta de análise de conteúdo do mesmo autor para estudar a fala das crianças. Realizou-se um breve panorama da história do abandono no Brasil, em que se resgatam os contextos históricos até os dias atuais, condições da institucionalização de crianças, antes e depois do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Constata-se na fala das crianças pesquisadas, que, apesar da proposta do ECA de assegurar à criança o lugar de sujeito de direitos, predomina a visão adultocêntrica que invariavelmente tenta calar a voz da criança. Busca-se assim, compreender os significados e sentidos do abandono para as crianças naquela instituição e sua repercussão na constituição de sua subjetividade. Os conteúdos revelados na análise das falas das crianças podem alertar as autoridades sobre a importância da participação ativa da criança no planejamento de políticas públicas que a ela dizem respeito, assim como da importância do investimento, dentro das instituições não só no fator pedagógico ou estrutural, mas no fator humano, considerando além de sua capacitação profissional, as dimensões afetivas e emocionais, imprescindíveis na constituição de subjetividades autônomas e saudáveis.por
dc.description.abstractThis study aims at understanding the significance and meanings attributed by abandoned children who are at a sheltering institution in the city of Goiania, GO, Brazil. To constitute the research design, strategies such as participator observation, semi-structured interviews, sentence-completion techniques, drawings and stories from children s books were used with five children, being three males and two females. Vigotsky s historic-cultural approach constitutes the theoretical basis upon which this research was developed, interconnected with González Rey s epistemology and qualitative methodology, and his content analysis approach for analyzing children s speech. A brief historic overview was made on the issue of abandoned children in Brazil, in which historical contexts are presented up to the present time, as well as the conditions for institutionalizing children before and after the ECA, the Child and Adolescent Act. Findings from the studied children and their speech are that although ECA guarantees children a place as subjects with rights, an adult centered view still dominates and tries to shut children s voices. This research, thus, tries to understand the significance and meanings of abandonment for the children from that particular instituion and how it echoes in the constitution of their subjectivities. The contents revealed from the analysis of the children s speech might alert the authorities about the importance of having children participate actively in the planning of public policies related to children, as well as the importance of the investment, within the institutions, not only on the pedagogical and structural factors, but also on the human factor, considered beyond the professional skills, in order to include the caring and emotional dimensions which are fundamental to the constituion of self-governing and healthy subjectivities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:20:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivana Orionte.pdf: 752457 bytes, checksum: bacf95c7849f83984a7ee58c2dc8d916 (MD5) Previous issue date: 2004-08-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5724/Ivana%20Orionte.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAbandono de criançaspor
dc.subjectinstitucionalizaçãopor
dc.subjectinfânciapor
dc.subjectcriançapor
dc.subjectsujeitopor
dc.subjectsubjetividadepor
dc.subjectsignificadospor
dc.subjectsentidospor
dc.subjectAbandoned childreneng
dc.subjectinstitutionalizationeng
dc.subjectchildhoodeng
dc.subjectchildreneng
dc.subjectsubjecteng
dc.subjectsubjectivityeng
dc.subjectsenseeng
dc.subjectmeaningseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleABANDONO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE CRIANÇAS SIGNIFICADOS E SENTIDOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ivana Orionte.pdf734,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.