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Tipo do documento: Dissertação
Título: A agressividade e os conflitos nas brincadeiras entre crianças em situação de risco social
Autor: Pinho, Luiz Fernando Sempionato Vieira 
Primeiro orientador: Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
Primeiro membro da banca: Ades, César
Segundo membro da banca: Santee, Dwain Phillip
Resumo: Crianças em situação de risco são expostas diariamente a uma série de fatores estressantes que teoricamente aumentam sua pré-disposição para comportamentos agressivos, inclusive durante atividades lúdicas. Este estudo focou um grupo de crianças em situação de risco social e pessoal, de seis a oito anos de idade, de uma creche na periferia de Goiânia, e foi realizado entre abril e dezembro de 2003. Dezesseis subcategorias de agressão física, oito de ameaças, sete de submissão e uma de tomar objeto foram identificadas durante um estudo piloto. Para coleta sistemática dos dados, realizada entre setembro e novembro de 2003, utilizou-se o método de todas as ocorrências. Para cada episódio de interação agonística observada registrava-se a identidade dos envolvidos, a primeira subcategoria emitida pelo iniciador do episódio, e a última subcategoria emitida pelo receptor. Quatrocentas e noventa e uma interações agonísticas foram registradas durante 38 sessões de coleta sistemática (1740 minutos de amostragem). Medições biométricas, e questionários sobre as condições sócio-econômicas de cada sujeito foram realizados em dezembro de 2003. Alguns padrões encontrados são semelhantes aos de crianças que não se encontram em situação de risco, como uma maior freqüência de ocorrência e uma maior proporção de subcategorias de agressão física em episódios envolvendo sujeitos do sexo masculino, e uma proporção maior de subcategorias de ameaça verbal envolvendo meninas mais velhas. Por outro lado, alguns dados parecem indicar estratégias diferenciadas resultantes de fatores estressantes, como por exemplo uma altíssima freqüência de episódios envolvendo agressão física, e uma alta freqüência de episódios nas segundas-feiras. Sujeitos com problemas adicionais em casa (fome, álcool, agressividade) iniciaram mais episódios do que os demais sujeitos, embora as proporções de agressões físicas não fossem significativamente diferentes. Discutese a importância destas estratégias diferenciadas para a preparação de crianças em situação de risco para sua micro e macrocultura.
Abstract: Children in social and personal risky conditions are exposed to a number of stressful factors that theoretically increase their predisposition to aggressive behavior. This study focused a group of such children, from five to eight years of age, in a daily care center located in the periphery of Goiânia, and was conducted between April and December of 2003. Sixteen subcategories of physical aggression, eight of threat, seven of submission, and one of stealing were identified during a pilot study. The all occurrences sampling method was used for the systematic data collection, conducted from September to November of 2003. For each episode of agonistic interaction it was noted the identity of parties, the first subcategory emitted by the initiator of the episode, and the last subcategory emitted by the receptor. Biometrics measurements and questionnaires about the socioeconomic situation of each subject were conducted in December of 2003. Four hundred and ninety nine agonistic interactions were registered during 38 sessions of systematic data collection (1740 minutes of sampling). Some patterns were similar to those found in previous studies with children living in better socioeconomic context, such as a higher frequency of occurrence and a larger proportion of physical aggression in episodes involving male subjects, and a larger proportion of verbal threat in episodes involving older female subjects. On the other hand, some data suggest specific strategies that result from stressful factors, such as the very high frequency of episodes involving physical aggression, and a high frequency of episodes on Monday. Subjects with additional problems at home (hunger, alcoholism, aggression) initiated more episodes than other subjects, although the proportion of physical aggression were not significantly higher. We discuss the importance of specific strategies to the preparation of children in social and personal risky conditions for their micro and macroculture.
Palavras-chave: Psicologia da criança
Criança em situação de risco
Agressividade
Brincadeira
Hostilidade
Aggression
Children in social and personal risky conditions
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Departamento de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Pinho, Luiz Fernando Sempionato Vieira. A agressividade e os conflitos nas brincadeiras entre crianças em situação de risco social. 2004. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1891
Data de defesa: 17-Dez-2004
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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