Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1894
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aldeia Juvenil: duas décadas de contraposição à cultura da institucionalização de crianças e adolescentes pobres em Goiás
Autor: Oliveira, Maria Luiza Moura 
Primeiro orientador: Resende, Anita Cristina Azevedo
Primeiro membro da banca: Sousa, Sônia Margarida Gomes
Segundo membro da banca: Rizzini, Irene
Resumo: Esse trabalho pretendeu estudar o Projeto Aldeia Juvenil (PAJ) desde sua criação em 1983, até sua transformação em Centro de Estudo Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (CEPAJ), em 1990, denominação que se mantém até a atualidade, e traz em suas duas décadas de existência, marcas de transformações e lutas que revelaram as implicações históricas de um processo de construção que caminha no contraponto da cultura da institucionalização de crianças e adolescentes pobres no Estado de Goiás. Para compreender como essa cultura se materializou, em nossa sociedade, fez-se necessário um passeio na história da infância e adolescência brasileira. Para tanto se fez uma cuidadosa revisão bibliográfica sobre o percurso histórico da institucionalização de crianças e adolescentes no Brasil, destacando como esse processo atravessou o tempo se (re) produzindo em nossa cultura. Ao se percorrer os caminhos da atenção destinada a crianças e adolescentes pobres, criou-se condições objetivas de passear pelas trilhas da historicidade brasileira, movimento que nos conduziu a como esse processo se constituiu no Estado de Goiás. Assim, foi possível descobrir a faceta que a Política Nacional do Bem-Estar do Menor se oficializou em Goiás, instalando-se por meio da Febem, representante do sistema capilar, mantenedor da rede de atenção ao menor que se estabeleceu em todo território nacional. Em Goiás sua concretização se deu numa instituição totalitária, denominada Centro de Observação e Orientação Juvenil (COOJ), que ostentou modelo corretivo-punitivo durante o período de 1972 a 1986. Nesse período, encontrava-se em vigência do Código de Menores de 1927 e 1979 que se baseava na situação irregular que concebeu a figura do menor termo impregnado de estigma e preconceito contra os filhos e filhas das camadas populares. Foi nesse cenário, que o Projeto Aldeia Juvenil entrou, efetivamente, na luta e defesa, por justiça social, de crianças e adolescentes pobres, no Estado de Goiás e iniciando nesse período o atendimento em meio aberto a menores infratores . O trabalho desenvolveu-se gradativamente, diante desse crescimento, ocorreu a ampliação das ações, levando-o a constituir-se em um Centro de Estudo e Pesquisa mantendo-se ligado à extensão da Universidade Católica de Goiás, qualificando dia-a-dia ações que contribuíram e contribuem para o fortalecimento de áreas do conhecimento e do atendimento referentes ao segmento da infância e adolescência brasileira. Por fim o Projeto Aldeia Juvenil/Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil ao se contrapor a cultura da institucionalização de crianças e adolescentes desvelou um universo de temáticas que desafiam e questionam permanentemente a sociedade e suas instituições em suas concepções e formas de se relacionar com a criança e o adolescente enquanto um ser social concreto. Com isso, o Centro de Estudo continua envolvendo-se nesse diálogo permanente e atualizado de demandas que surgem na contemporaneidade bem como os resquícios de um tempo que não passou e ainda pauta-se na desigualdade promotora de violência tema presente desde muito tempo na vida de pessoas dessa faixa etária do qual a Aldeia Juvenil se ocupa.
Abstract: This work intended to study the Project Aldeia Juvenil (PAJ) since its creation in 1983, until its transformation into Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (CEPAJ) in 1990, denomination which is maintained until the present time. It brings in its two decades of existence marks of transformation and fights that revealed the historical implications of a construction process in which it was put in the counterpoint of the poor children and adolescents' institutionalization culture in the State of Goiás. In order to understand the way that culture was materialized in our society, it was necessary to go through the history of Brazilian childhood and adolescence. In order to do it, a careful bibliographical revision about the historical course of the children and adolescents institutionalization in Brazil was made, highlighting the way this process went on settling in our culture. As one goes through the paths of the attention destined to poor children and adolescents, objective conditions of walking for the trails of the Brazilian historicity were created, movement that drove us to the way this process was constituted in the State of Goiás. Therefore, it was possible to discover the facet that Minor s Well-being National Politics was made official in Goiás, settling through Febem, which represented the capillary system, maintainer of the attention net to the minor that settled down in all national territory. In Goiás, its materialization occurred in a totalitarian institution, denominated Centro de Observaçao e Orientaçao Juvenil (COOJ), which used a corrective-punitive model from 1972 to 1986. In that period, the Code of Minors of 1927 and 1979 was in validity and it was based on the irregular situation that conceived the illustration of the minor , stigma and prejudice impregnated term against poor people s children. It was in that scenery, that the Project Aldeia Juvenil entered, indeed, in the fight and defense for poor children and adolescent s social justice in the State of Goiás and initiating in this period the attendance in open environment of the minor infractors . The work was developed gradually, and as it grew, the actions widening occurred, making it become a Study and Research Center, remaining itself attached to the extension of Universidade Católica de Goiás, qualifying day-by-day actions that had contributed and contribute for the strengthening of knowledge and attendance directed to the segment of Brazilian childhood and adolescence. Finally Project Aldeia Juvenil/Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil, when opposing the culture of children and adolescent s institutionalization, revealed an universe of themes that permanently challenge and question the society and its institutions in their conceptions and forms of relating to the child and the adolescent as a concrete social being. After that, the Center of Study continues evolved in that permanent and updated dialogue of demands that appear nowadays, as well as the traces of a time that didn't pass and is still ruled in the inequality that promotes violence, present theme since a long time in that age group life of which Aldeia Juvenil is in charge of.
Palavras-chave: criança
adolescente
centro de estudo pesquisa e extensão Aldeia Juvenil (GO) Institucionalização
Pobreza
Goiás
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: OLIVEIRA, Maria Luiza Moura. Aldeia Juvenil: duas décadas de contraposição à cultura da institucionalização de crianças e adolescentes pobres em Goiás. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1894
Data de defesa: 20-Set-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA LUIZA MOURA OLIVEIRA.pdf15,75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.