Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorosino, Ingrid-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761538U3por
dc.contributor.advisor1Simonassi, Lorismário Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.contributor.referee1Todorov, João Cláudio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783554U5por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Antônio de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781825Z4por
dc.contributor.referee3Neves, Sônia Maria Mello-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:02Z-
dc.date.available2006-11-28-
dc.date.issued2003-12-30-
dc.identifier.citationAMOROSINO, Ingrid. Efeito da história de solução do problema e formulação da regra sobre estas respostas em novos contextos. 2003. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2003.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1925-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivos (a) investigar a eficácia de manipulações experimentais na construção de uma história experimental com solução de problema e formulação da regra (Fase 1), (b) verificar os efeitos desta exposição sobre a solução do problema e formulação da regra em fase de teste posterior (Fase 2) e (c) analisar se os efeitos observados foram determinados pela similaridade estrutural dos estímulos empregados ou pela semelhança do procedimento de escolha de acordo com o modelo nas duas fases. Foram realizados três experimentos manipulando a semelhança estrutural entre os estímulos da Fase 1 e 2. No Experimento 1, dezesseis participantes foram aleatoriamente distribuídos nos Grupos Controle e Experimental 1. O Grupo Controle foi exposto apenas a Fase 2. Os estímulos utilizados foram às sílabas Pa, Pe, Pi, Po, Pu e La, Le, Li, Lo, Lu na Fase 1 e as palavras: Papel, Pedra, Pinça, Poste, Pulga e Lança, Lente, Livro, Louça e Luvas na Fase 2. A regra foi sílabas e/ou palavras iniciadas por P tocar na carta verde e sílabas e/ou palavras iniciadas por L tocar na carta vermelha. Após blocos de 50 tentativas era concedida oportunidade de relato aos participantes. Nos Experimentos 2 e 3, foram formados os Grupos Experimental 2 e Experimental 3, respectivamente, com oito participantes em cada um. Nestes dois últimos experimentos citados, todos os participantes foram expostos as Fases 1 e 2 porém, para o Grupo Experimental 2 os estímulos utilizados na Fase 1 foram figuras geométricas coloridas (branco ou azul) e para o Grupo Experimental 3, as sílabas Ba, Be, Bi, Bo, Bu e Fa, Fe, Fi, Fo. A Fase 2 foi idêntica nos três experimentos. Os resultados mostraram que à medida que as semelhanças estruturais entre os estímulos e, conseqüentemente as relações funcionais diminuem, em proporção direta ocorre o mesmo com a solução do problema e formulação da regra. Contudo, as novas contingências diminuíram gradualmente os efeitos históricos. Foi observada a construção indireta de história verbal.por
dc.description.abstractThe main objectives of this study were: (1) to investigate the effectiveness of experimental manipulation in the establishment of an experimental history founded on problem solving and rule formulation (Stage 1); (2) to examine the effects of that experimental history upon problem solving and rule formulation in a later test (Stage 2); and (3) to analyze whether the outcomes observed in the Stage 2 had been due the structural similarity of the stimuli employed for or whether they had been determined by similarity of the matching-to-sample procedures employed in both experimental stages. In the three experiments that were conducted in this study structural similarity between the stimuli employed in Stages 1 and 2 was manipulated. In the Experiment 1 seventeen subjects (given by random process) were spread about two groups: Control Group and Experimental Group 1. The Control Group subjects were solely exposed to Stage 2. The stimuli employed in the Stage 1 were the following syllables: Pa, Pe, Pi, Po, Pu and La, Le, Li, Lo, Lu. But despite that, the stimuli employed in the Stage 2 were the next words: Papel, Pedra, Pinça, Poste, Pulga and Lança, Lente, Livro, Louça, Luvas. The rules established for these experimental conditions were: Whether the first letter of the syllable/word is a P, then touch green card on the screen or Whether the first letter of the syllable/word is a L, then touch red card on the screen . The subjects had an opportunity to report the rules after fifty trials exposure. In the Experiments 2 and 3 were created Experimental Groups 2 and 3 with eight subjects each. All subjects were exposed to Stages 1 and 2 in those later experiments. Nevertheless, in the Experimental Group 2, the stimuli employed in Stage 1 were white or blue geometric forms. In the Experimental Group 3, the stimuli employed in Stage 1 were the following syllables: Ba, Be, Bi, Bo, Bu and Fa, Fe, Fi, Fo, Fu. The Stage 2 was the same for the three experiments. Data analysis showed a proportional decrease in problem solving and rule formulation behaviour frequencies related to stimuli structural similarity and functional relations strength lessening. Without regard to it, the new established contingencies have gradually reduced in effectiveness the historical background. The not straight construction of verbal history was observed in this study as well.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ingrid Amorosino.pdf: 813545 bytes, checksum: 8ebd8c07765252c07151b1c6052f77a6 (MD5) Previous issue date: 2003-12-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5802/Ingrid%20Amorosino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.subjectTESTE PSICOLÓGICOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEfeito da história de solução do problema e formulação da regra sobre estas respostas em novos contextospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ingrid Amorosino.pdf794,48 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.