Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Luciene Campos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765038Z8por
dc.contributor.advisor1Torres, Ana Raquel Rosas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723332J2por
dc.contributor.referee1Larrain, Leoncio Francisco Camino Rodriguez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787437Z2por
dc.contributor.referee2Campos, Pedro Humberto Farias-
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:08Z-
dc.date.available2006-11-28-
dc.date.issued2004-02-28-
dc.identifier.citationFALCÃO, Luciene Campos. Adoção de crianças por homossexuais: crenças e formas de preconceito.. 2004. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1931-
dc.description.resumoEste trabalho procurou entender o posicionamento dos estudantes universitários goianos sobre a adoção de crianças por homossexuais, ancorando esse posicionamento numa rede de representações sociais sobre a homossexualidade, sobre a melhor forma de educar as crianças e sobre a influência da relação homossexual na criação dos filhos. Teve também como objetivo, verificar como estudantes expressam seu preconceito contra homossexuais, sobretudo nos índices de rejeição à intimidade e expressão de emoções negativas e positivas. No primeiro estudo (n=288) constatou-se que os estudantes tinham atitudes diferentes sobre a adoção de crianças por homossexuais dependendo de como eles representavam a homossexualidade e de suas pertenças sociais. No segundo estudo (n=134) verificouse que as pertenças religiosas são preponderantes para entender a posição dos estudantes em relação ao casamento homossexual, sendo que a maior parte dos evangélicos não concorda com o casamento homossexual por acreditar que vai contra os princípios formulados por Deus. No terceiro estudo (n=297) contatou-se que os universitários espíritas que concordam com o casamento homossexual são favoráveis à adoção de crianças por homossexuais. Por outro lado, os estudantes que explicam a homossexualidade em termos de comportamentos imoral ou ligada a problemas hereditários e os estudantes de psicologia são aqueles que consideram errado a adoção por casais homossexuais. Os resultados permitiriam classificar os estudantes em três grupos de indivíduos: preconceituosos flagrantes, preconceituosos sutis e não preconceituosos. O grupo mais representativo era composto por preconceituosos flagrantes, corroborando com o fato do Brasil apresentar altos índices de homofobia (Mott, 2003). Esses resultados apontam a necessidade de discutir a tolerância em relação às minorias sociais na educação popular e pretende subsidiar cientificamente o debate sobre a adoção por casais homossexuaispor
dc.description.abstractThis research tried to understand what the students of Goiás University think about the children's adoption by homosexuals. This is anchored by some nets of social representations such as the homosexuality, what the best form of educating our children and what it is a really family. We believe that the possible rejection of the children's adoption by homosexuals is linked to the levels of existent homosexual aversion in the Brazilian society. In the first study (n=288) was verified that students had different attitudes toward the children's adoption by homosexuals depending on how they represented the homosexuality and their social belongings. In the second study (n=134) was verified that religious values are preponderant to understand the students´ position in relation to the homosexual marriage. Moreover, the majority evangelical doesn't agree with the homosexual marriage because they believe it is against the principle formulated by God. In the third study (n=297) was verified that the spiritualist university students, who agree with the homosexual marriage, are favorable to the children's adoption by homosexuals. However, most of the students that consider the adoption by homosexual couples wrong are the psychology students and also those that explain the homosexuality as immoral behavior or behavior linked to hereditary problems. The results would allow to classify the students in three groups of individuals: flagrant prejudiced, subtle prejudiced and no prejudiced. The most representative group is flagrant prejudiced, corroborating to the fact that there is a high index of homosexual aversion in Brazil (Mott, 2003). Those results point to the need to discuss the tolerance against social minorities in the popular education and they also intend to supply scientific data for the debate about the adoption by homosexual couples.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciene Campos Falcao.pdf: 1047060 bytes, checksum: ce9b700b78a8d22f6e27bf44b2c29870 (MD5) Previous issue date: 2004-02-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5866/Luciene%20Campos%20Falcao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADOÇÃO DE CRIANÇApor
dc.subjectHOMOSSEXUALpor
dc.subjectPRECONCEITOpor
dc.subjectHOMOFOBIApor
dc.subjectDISCRIMINAÇÃO SEXUALpor
dc.subjectCASAMENTO HOMOSSEXUALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAdoção de crianças por homossexuais: crenças e formas de preconceito.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciene Campos Falcao.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.