Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1951
Tipo do documento: Dissertação
Título: Explorações Metodológicas: Um Estudo Exploratório e Empírico sobre Eventos Privados
Autor: Silva, Aline Maria Pereira da 
Primeiro orientador: Simonassi, Lorismário Ernesto
Primeiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Segundo membro da banca: Ribeiro, Antônio de Freitas
Resumo: Há pouca literatura científica disponível sobre eventos privados na Análise do Comportamento. Esta negligência torna o enfoque experimental limitado para o estudo do comportamento humano em sua totalidade. Faz-se necessário um desenvolvimento tecnológico mais efetivo para a compreensão dos fenômenos que ocorrem dentro do organismo que se comporta . Com o objetivo geral de propiciar condições conceituais e empíricas sobre eventos privados e avançar metodologicamente e teoricamente sobre o assunto, e analisar as relações existentes entre comportamentos públicos e privados, realizou-se três experimentos. O Experimento I submeteu alunos universitários a uma tarefa de escolha a um dos estímulos palavra e figura dispostos na tela comparação, de acordo com os estímulos dispostos na tela modelo. Para o Experimento II e III, foi delineado um procedimento de resolução de problemas com equações matemáticas. Os resultados do Experimento III possibilitaram inferir de forma mais consistente e objetiva a existência dos fenômenos encobertos. Observou-se que comportamentos privados alteram a probabilidade de que respostas públicas solucionadoras ocorram; dispõe as condições para a ocorrência de outras respostas; e especificam a contingência posterior. Diferentes funções podem ser assumidas pelos eventos privados se assim as circunstâncias estabelecerem. Ou seja, o papel de causa primeira do comportamento continua estando no mesmo lugar de sempre, fora do organismo, nas contingências ambientais. O presente trabalho teve embasamento teórico na Filosofia Behaviorista Radical de Skinner, sob o enfoque teórico da Teoria do Comportamento Verbal.
Palavras-chave: comportamento verbal
comportamento público
comportamento privado
privacidade
precorrentes
encadeamento comportamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: SILVA, Aline Maria Pereira da. Explorações Metodológicas: Um Estudo Exploratório e Empírico sobre Eventos Privados. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1951
Data de defesa: 11-Dez-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Maria Pereira da Silva.pdf434,75 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.