Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Karen Cristine Barbosa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0543541998881856por
dc.contributor.advisor1Miranda, Fábio Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727320E0&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Costa Neto, Sebastião Benício da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728275T8por
dc.contributor.referee2Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792962U2por
dc.contributor.referee3Petrelli, Rodolfo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781175D7por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:21:52Z-
dc.date.available2015-02-06-
dc.date.issued2009-08-10-
dc.identifier.citationCOSTA, Karen Cristine Barbosa da. RITMO E POESIA: UM PROJETO ÉTICOEXISTENCIAL UMA INTERPRETAÇÃO FENOMENOLÓGICA. 2009. 202 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2027-
dc.description.resumoTendo como ponto de partida a Fenomenologia aplicada a um contexto social específico, o movimento Hip Hop, este trabalho discorre sobre o cotidiano de jovens pertecentes ao movimento, com o objetivo de apreender os significados do viver o tempo. Apresentamos aqui um panorama sobre o Hip Hop, com suas principais características e os elementos que o compõe. Em seguida, abordamos os conceitos sobre o tempo vivido e o cuidar, bem como suas características, logo após, finalizamos com algumas considerações acerca das possíveis ligações destes conceitos com o Hip Hop. Participantes desse movimento são descritos ativos na aprendizagem da vida, deixando de serem meros receptores de um modelo social desigual. Ou seja, no Hip Hop eles resgatam suas vidas por meio de uma formação ética. Mediante o exame das categorias diante dos discursos apreendidos, é concluso que o Hip Hop confere aos seus participantes oportunidades de aquisição de um sentido para a vida, por intermédio da experiência do tempo em articulação com o espaço e com a relação com os outros. Com isso, permite-se que no diálogo do indivíduo com seu contexto sejam construídos, em indissociável inter-relação, os fundamentos de uma vida humana bem sucedida. Portanto, a visibilidade do movimento Hip Hop pode contribuir para uma compreensão da sociedade atual, reconhecendo neste movimento sujeitos competentes para formular propostas de mudanças abrangentes e consistentes, dentro de um modelo social desigual.por
dc.description.abstractHaving as a start point the Phenomenology applied to an specific social context, the Hip Hop movement, this work concerns on the daily life of the movement youth to learn the meanings of living the time. We presented here an overview about Hip Hop, its main characteristics and elements. Then, we focused on the concepts of lived time and care, as well as their characteristics, after that, we conclude with some considerations about possible connections between these concepts allied to Hip Hop. The movement participants are described as active in the learning life, abandoning the figure of mere receptors of an unequal social model. That is, in the Hip Hop, they bring off their lives by means of an ethical education. Through the categories analysis on apprehended discourses, it is concluded that the Hip Hop gives to the participants acquisition opportunities of a life motivation, by the time experience in relation to the place and the others. Thus, it permits that, in the dialog between individual and its context, the foundation of a successful human being life. Furthermore, the Hip Hop movement visibility can contribute to the comprehension of the current society, recognizing in this movement capable subjects to formulate consistent suggestions of change, in an unequal social model context.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:21:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Karen Cristine Barbosa Costa.pdf: 1225636 bytes, checksum: 5f89af366fa38ab4a7a6402b6641e6e7 (MD5) Previous issue date: 2009-08-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/5992/Karen%20Cristine%20Barbosa%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHip Hoppor
dc.subjectmovimento socialpor
dc.subjectmundo fenomênicopor
dc.subjecttempo vividopor
dc.subjectqualitativofenomenológicopor
dc.subjectinterpretação fenomenológicapor
dc.subjectHip Hopeng
dc.subjectsocial movementeng
dc.subjectphenomenological worldeng
dc.subjectlived timeeng
dc.subjectqualitativephenomenologicaleng
dc.subjectphenomenological interpretationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleRITMO E POESIA: UM PROJETO ÉTICOEXISTENCIAL UMA INTERPRETAÇÃO FENOMENOLÓGICApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Karen Cristine Barbosa Costa.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.