Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2039
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos
Autor: Faustino, Renato Campos 
Primeiro orientador: Coelho, Cristiano
Primeiro membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio
Segundo membro da banca: Seco-ferreira, Diogo Conque
Resumo: Com o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor.
Abstract: In order to identify consumer necessities, as well as understand consumer behavior, researchers have been developed different methodologies that allow them to analyze several factors involved in buying behavior. Nowadays, it has been growing research under the Behavioral Perspective Model, developed by Foxall (e.g. 1990), under the scope of Behaviorism and Behavior Analysis. Based in this approach, the present study primarily aimed to evaluate how 208 participants estimate cars knowing and quality, and evaluation of several attributes (comfort, safety, maintenance, durability, and price), and their importance in car s choice. Attributes analysis was not systematically different between car owners and non-owners, except for comfort, that was evaluated more positively by non-owners. Buying frequency data from October, 2008, and from all over this year were related to knowing-quality-mean (KQM). A power function fit to these data, and showed that knowing-quality-mean can be used as predictive for consumer behavior.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
escolha
compra
MCQ
Consumer behavior
choice
buying
KQM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Psicologia
Citação: FAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2039
Data de defesa: 9-Nov-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Campos Faustino.pdf496,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.