Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaustino, Renato Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5933044076115385por
dc.contributor.advisor1Coelho, Cristiano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6por
dc.contributor.referee1Nalini, Lauro Eugênio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9por
dc.contributor.referee2Seco-ferreira, Diogo Conque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3687353680697690por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:22:02Z-
dc.date.available2010-07-15-
dc.date.issued2009-11-09-
dc.identifier.citationFAUSTINO, Renato Campos. Estimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículos. 2009. 55 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2039-
dc.description.resumoCom o objetivo de identificar as necessidades do consumidor e entender o comportamento do consumo, pesquisadores de comportamento do consumidor têm desenvolvido metodologias de estudo para analisar diversos fatores envolvidos na compra e/ou consumo de produtos ou serviços. Nos últimos anos tem sido crescentes as pesquisas que estudam o comportamento do consumidor a partir do Modelo na Perspectiva Comportamental, desenvolvido por Foxall (e.g. 1990) a partir dos princípios do Behaviorismo e da Análise do Comportamento. A partir desta abordagem o presente estudo teve como objetivo principal avaliar qualidade e conhecimento de carros 1.0, bem como a avaliação de diversos atributos (conforto, segurança, custo de manutenção, durabilidade, preço) e o grau de importância dessas características na escolha de um veículo para compra através da aplicação de questionários em 208 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 47 anos, possuidores ou não de carros. As análises dos atributos não diferiram sistematicamente entre o grupo de participantes que possuem carro e o grupo de participantes que não possuem carro, exceto para Conforto, avaliado mais positivamente pelo grupo de participantes que não possui carro. Os Dados de freqüência de compra de veículos 1.0 em 2008 (outubro e ao longo do ano) foram relacionados às médias de qualidade e conhecimento de 206 participantes. Uma função potência se ajustou a esses dados, mostrando que a Média de Qualidade e Conhecimento pode ser utilizada como uma medida preditora do comportamento do consumidor.por
dc.description.abstractIn order to identify consumer necessities, as well as understand consumer behavior, researchers have been developed different methodologies that allow them to analyze several factors involved in buying behavior. Nowadays, it has been growing research under the Behavioral Perspective Model, developed by Foxall (e.g. 1990), under the scope of Behaviorism and Behavior Analysis. Based in this approach, the present study primarily aimed to evaluate how 208 participants estimate cars knowing and quality, and evaluation of several attributes (comfort, safety, maintenance, durability, and price), and their importance in car s choice. Attributes analysis was not systematically different between car owners and non-owners, except for comfort, that was evaluated more positively by non-owners. Buying frequency data from October, 2008, and from all over this year were related to knowing-quality-mean (KQM). A power function fit to these data, and showed that knowing-quality-mean can be used as predictive for consumer behavior.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:22:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renato Campos Faustino.pdf: 508743 bytes, checksum: ebce4bb3b8e180b5d4481bd52b009826 (MD5) Previous issue date: 2009-11-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/6088/Renato%20Campos%20Faustino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectescolhapor
dc.subjectcomprapor
dc.subjectMCQpor
dc.subjectConsumer behavioreng
dc.subjectchoiceeng
dc.subjectbuyingeng
dc.subjectKQMeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEstimativa de qualidade, conhecimento e valor de atributos utilitários de veículospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renato Campos Faustino.pdf496,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.