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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Iran Johnathan Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732364153007579por
dc.contributor.advisor1Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708048Z6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Nalini, Lauro Eugênio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9por
dc.contributor.referee2Heck, Elisa Tavares Sanabio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7141705270844402por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:22:09Z-
dc.date.available2012-01-18-
dc.date.issued2010-05-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Iran Johnathan Silva. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À SÍNDROME DE DOWN. 2010. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2047-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar os comportamentos-problema de um indivíduo diagnosticado com a síndrome de Down em uma unidade de tratamento especializada, localizada no interior do estado do Tocantins. O participante foi uma pessoa adulta, do sexo masculino, com 39 anos de idade. Para intervenção nas classes de comportamentos-problema foram utilizadas estratégias da Análise do Comportamento. Para demonstrar o controle experimental dos procedimentos foi utilizado o delineamento de Reversão-Replicação no formato ABAB, seguido de followup. Os comportamentos-problema do participante selecionado para sofrer intervenção foram: (a) Modelar com massa figuras geométricas; (b) Diminuir a frequência da fala amanhã ; (c) Pronúncia Correta; (d) Interagir com os colegas na sala de aula; e (e) Instalar uma nova atividade: desenho livre. O delineamento foi iniciado com a coleta de dados para compor a fase de linha de base I. A seguir, foram realizadas as sessões na fase de intervenção I. Logo após a intervenção I, retornou-se à linha de base II e em seguida, outra fase de intervenção II. Depois de 30 dias sem contato com o participante foi realizado o follow-up. Nas fases de linha de base não havia a presença de reforço. Nas sessões das intervenções I e II foi utilizado um programa de tratamento com procedimentos de reforçamento positivo, modelagem, modelação, esvanecimento e extinção. Os resultados foram discutidos em termos da metodologia aplicada, dos efeitos alcançados e da comparação dos dados com a teoria. Concluída a fase de pesquisa, pode-se afirmar que o programa de tratamento foi o responsável pelas mudanças apresentadas nos comportamentos-problema do participante da presente investigação.por
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the problem behaviors of an individual diagnosed with Down syndrome in a specialized treatment unit, located within the state of Tocantins. The participant was an adult male, with 39 years of age. To intervene in the class of problem behaviors were employed strategies of Behavior Analysis. To demonstrate the experimental control procedures were used to design Reversal-Replication ABAB format, followed by follow-up. The problem behaviors of the participant selected to undergo intervention were: (a) Model with mass geometric figures, (b) Reduce the frequency of the talks "tomorrow", (c) Correct Pronunciation, (d) Interact with peers in the classroom and (e) Install a new activity: free drawing. The experiment was started with data collection to form the baseline phase I. The following sessions were held in the intervention phase I. Soon after the speech I returned to the baseline II, and then another intervention phase II. After 30 days without contact with the participant was performed follow-up. Phases of baseline there was the presence of reinforcement. In the sessions of the interventions I and II we used a treatment program with positive reinforcement procedures, modeling, modeling, fading and extinction. The results were discussed in terms of methodology, the effects achieved and the comparison of data with theory. Once the research phase, it can be stated that the treatment program was responsible for the changes made in the problem behaviors of the participant of this research.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Iran Johnathan Silva Oliveira.pdf: 641019 bytes, checksum: f0c238b6f7a61a50dd12abd6ae082e5a (MD5) Previous issue date: 2010-05-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/6086/Iran%20Johnathan%20Silva%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsíndrome de Downpor
dc.subjectAnálise do Comportamentopor
dc.subjectIntervenção Comportamentalpor
dc.subjectDown Syndromeeng
dc.subjectBehavior Analysiseng
dc.subjectBehavioral Interventioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À SÍNDROME DE DOWNpor
dc.titleANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA À SÍNDROME DE DOWNpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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