Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Graziela Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9109001219693352por
dc.contributor.advisor1Britto, Ilma Aparecida Goulart de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708048Z6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Nalini, Lauro Eugênio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785308E9por
dc.contributor.referee2Banaco, Roberto Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787934J0por
dc.date.accessioned2016-07-27T14:22:09Z-
dc.date.available2012-01-18-
dc.date.issued2009-03-27-
dc.identifier.citationVIEIRA, Graziela Freire. O contexto clínico em estudo: categorização de comportamentos de uma díade terapêutica.. 2009. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2048-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo estudar o contexto clínico identificando categorias de comportamento verbais vocais funcionais dos relatos verbais de uma díade terapêutica. Procurou-se também estudar os comportamentos emitidos pela terapeuta e pela cliente nos conteúdos temáticos trabalhados em cada sessão terapêutica. Para isso, optou-se pelo uso da observação direta do comportamento como método para obtenção de dados fidedignos e construção de categorias de comportamento verbal. Participaram deste estudo uma terapeuta da área comportamental e uma cliente de 22 anos, sexo feminino, e que apresentava queixas relacionadas com o sofrimento devido ao término de um namoro, dificuldade de se envolver em outros relacionamentos, timidez e depressão. As sessões foram registradas em vídeo. Os vídeos foram assistidos e transcritos, o que possibilitou a análise dos conteúdos temáticos trabalhados em cada sessão e o levantamento de categorias de comportamento verbal. A seleção das categorias foi feita utilizando: cinco categorias de comportamentos verbais vocais descritas por Skinner em sua obra O comportamento verbal de B. F. Skinner e seis categorias de comportamento verbais vocais retiradas do próprio estudo. Os dados nos mostram que as verbalizações da terapeuta ocorreram com maior freqüência que as verbalizações da cliente. As categorias de comportamento autoclítico , tato e mando obtiveram as maiores freqüências de ocorrência em relação ás outras categorias. Os dados também mostram que a terapeuta emitiu mais verbalizações no tema Explicações diversas e a cliente no tema Outros assuntos . Além disso, os dados nos indicam para o levantamento de possíveis relações funcionais entre os comportamentos emitidos pela terapeuta e os comportamentos emitidos pela cliente. Sugere-se também que terapeutas treinados a utilizar o comportamento verbal como estímulo promotor de mudanças pode ampliar o alcance de suas intervenções. De um modo geral, este estudo ressalta a importância de estudarmos o comportamento verbal dentro do contexto clínico para ampliar a eficácia das intervenções terapêuticas e, assim, produzir mudanças de comportamento no repertório comportamental do cliente.por
dc.description.abstractThis paper has as its objective the study of the clinical context, identifying vocal verbal behaviors categories of the verbal narratives in a therapeutic section. It also analyses the behaviors emitted by the therapist and client discussion s themes during each therapeutic relationship. For that matter, it was chosen the use of direct observation of the behavior as a method to obtain trustworthy data and construction of verbal behavior categories. A behavioral therapist and a 22 years old female patient were participants in this study. The client presented complaints related to her suffering after a relationship breakup, difficulty engaging in other relationships, timidity, and depression. The session were video tapped. All videos were watched and transcribed, making possible the thematic analysis worked in each session and the development of the verbal behavior categories. The selection of these categories was built utilizing: five vocal verbal behavior categories described by B.F. Skinner in his book Verbal Behavior and, six vocal verbal behavior categories taken from observations of this study. The data shows that the therapist s verbalizations were more often than the client s verbalization. Categories, such as autoclitic , tact and mand , had the most frequent occurrence when compared to the other categories. The data shows that the therapist emitted more verbalizations in the theme variable explanations and the client in the theme other subjects . Moreover, the data leads to the development of possible functional relationships between the behaviors emitted by the therapist and the behaviors emitted by the client. It also suggests that therapists trained to utilize verbal behavior as an incentive to promote changes can amplify their interventions effect. In general, this study demonstrates the importance of the verbal behavior study in the therapeutic interaction in order to enhance its efficiency and, therefore, to promote behavior changes in the client s behavior repertory.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T14:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Graziela Freire Vieira.pdf: 538835 bytes, checksum: abd6f0b40af6e005390b2a7a6872fcec (MD5) Previous issue date: 2009-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/6090/Graziela%20Freire%20Vieira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programPsicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectobservação direta do comportamentopor
dc.subjectcategorização de comportamentopor
dc.subjectcomportamento verbalpor
dc.subjectdirect observation of behavioreng
dc.subjectbehavior categorizationeng
dc.subjectverbal behavior.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO contexto clínico em estudo: categorização de comportamentos de uma díade terapêutica.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziela Freire Vieira.pdf526,21 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.