Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História : [229] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Águas e territorialidades: judicialização de conflitos na região da barragem do João Leite, no âmbito do Tribunal de Justiça de Goiás
No contexto urbano-ambiental, existem inúmeros debates em relação aos territórios, considerando tempos e espaços, conforme os atores sociais que os disputam. Como recorte teórico, optou-se por estudar a água e suas múltiplas dimensões, com uma perspectiva interdisciplinar, sobretudo a partir das interações entre a História, a Geografia e o Direito. Em 2021, as Nações Unidas destacaram que, nos últimos cem anos, o uso global de água doce aumentou seis vezes e, atualmente, cerca de 1,6 bilhão d...
A história urbana de Guapó: localização dos edifícios escolares e a relação cidade-educação
A presente pesquisa investiga os enfoques socioculturais para discutir a historicidade das relações sociais a partir das instituições escolares que dialogam com os espaços urbanos. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é investigar a formação do espaço da cidade de Guapó-GO sob a perspectiva das dinâmicas e formas da educação que foram adotadas ao longo do tempo se constitui em uma importante ferramenta para a compreensão da sua história urbana e regional. Portanto, buscamos compreender a...
Memórias desenhadas nas rochas em Torres do Rio Bonito e seu papel na compreensão da história profunda de Goiás
Os grafismos rupestres de Torres do Rio Bonito, fazem parte do Complexo Arqueológico de Palestina de Goiás, onde estão inseridos um total de 48 sítios arqueológicos, segundo o cadastro do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Sabendo que esses espaços são lugares de práticas sociais, onde a arte rupestre evoca a memória, sendo a referência da presença cultural, esses significados estruturados em torno de relações simbólicas permitem acessar o consenso sobre o sentido...
BNCC e educação histórica: diretrizes para a diversidade cultural
A presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa educação histórica e diversidade cultural, tem como tema o ensino de história nas reformas recentes nas diretrizes curriculares nacionais. A partir de uma perspectiva dos estudos decoloniais, abordamos as aproximações existentes entre educação histórica, relações étnico-raciais, gênero e sexualidade, que estão refletidas no cotidiano escolar, e que passam a ser objeto no âmbito das políticas educacionais. Com base nessas prerrogativas buscamo...
O impacto da diversidade etnocultural brasileira de 2007 a 2019 no colégio estadual de Vicentinópolis no Estado de Goiás
A presente dissertação apresenta narrativas no campo da história oral, no recorte temporal de 2007 a 2019, com o corpus Colégio Estadual de Vicentinópolis - GO, atualmente denominado por Colégio Estadual Professora Clarice da Silva Sales. No processo historiográfico, a compreensão do passado tem a ver com as contribuições das memórias. Nesse aporte, a seguinte indagação norteia o estudo: a discriminação etnocultural interfere no desenvolvimento educacional de alunos de diferentes faixas etári...
Uma análise histórica do culto a Odin na Escandinávia medieval retratado na série Vikings da Netflix
A presente dissertação busca analisar as representações históricas e imagéticas no culto a Odin na Escandinávia Medieval, retratadas na Série Vikings. Trata, nesse sentido, de reconstituir os diferentes aspectos religiosos e espirituais da crença politeísta pagã, representadas na referida série, focalizando o universo religioso em torno do culto a Odin, à luz dos recursos teórico-metodológicos da historiografia. Como delimitação do objeto deste trabalho, fizemos um recorte da primeira até a q...
Loucos pela diversidade: contribuições de Paulo Amarante à luta antimanicomial no Brasil
Esta pesquisa apresenta a trajetória histórica da loucura no Brasil, discussões e lutas pela Reforma Psiquiátrica a partir do estudo das contribuições de Paulo Amarante à luta antimanicomial brasileira. Proposta que realizou um adendo no percurso das teorias e experiências de psiquiatras de outros países a exemplo Franco Basaglia na Itália, que fundamentou ideias de mudanças nas formas de internações vistas como violentas no acolhimento e tratamento das pessoas consideradas "loucas". Paulo Am...
A cultura da cana-de-açúcar no sudoeste goiano e os impactos no patrimônio arqueológico de Serranópolis, Goiás (2000-2020)
Este trabalho visa estabelecer a relação entre a expansão da agroindústria açucareira em Serranópolis-GO e os seus impactos nos núcleos arqueológicos, entre 2000 e 2020. Esse município se localiza no sudoeste do estado de Goiás, registra grandes produtores agrícolas e acolhe relevantes áreas de abrigos rochosos com pinturas rupestres que compõem acervos arqueológicos do Brasil. Há complexidade da expansão do plantio da cana-de-açúcar e da ocupação de terrenos com concentração de abrigos com p...
Patrimônio cultural, memória e paisagem: a inserção das prisões na cidade de Belém do Pará na transição dos séculos XIX-XX : estudos de casos do antigo presídio São José e da prisão modelo panóptico
Sob o título “Patrimônio cultural, memória e paisagem: a inserção das prisões na cidade de Belém do Pará na transição dos séculos XIX - XX: estudos de casos do Antigo Presídio São José e da Prisão Modelo Panóptico”, abordamos o processo de apagamento da memória marginal, por meio de uma metodologia que consiste em destruir, modificar ou ressignificar o patrimônio cultural arquitetônico, ligado à prisão, buscamos responder se as prisões em análises foram inseridas na paisagem belenense em loca...
Iconografia da arquitetura e o desejo de modernidade: a formação da paisagem urbana na construção de Goiânia
Esta pesquisa lança um olhar sobre a construção da nova capital do estado de Goiás. O discurso de modernidade justifica a construção de Goiânia e se consolida por meio da desqualificação da antiga capital Vila Boa de Goiás, representando o novo em oposição ao velho mediante o processo de “plantação de cidades” ex-nihilo. Essa prática possibilitou a difusão da arquitetura moderna como mecanismo de transformação e permitiu a concretizadação de um ideal político de expansão e modernização do est...
Políticas educacionais e identidade cultural na comunidade quilombola Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia
O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Identidade, Tradições e Territorialidade, tem por objetivo fazer uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico das escolas Serra das Areias e Valdir Gonçalves Aguiais, da comunidade Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia-GO, com a finalidade de observar os documentos oficiais que regulam a Educação Quilombola, elencando as exigências e parâmetros que essas definem como obrigatórias, como, por exemplo, os decretos nº 4.887/2003; 4.886/20...
Migração nordestina para Águas Lindas de Goiás : do sonho à realidade (1980-2010)
A presente pesquisa visa reconstituir a história de Águas Lindas de Goiás através das vozes de seus construtores, de suas perspectivas de crescimento populacional e de desenvolvimento econômico, bem como dos anseios e ações políticas e sociais dos atores históricos representados por moradores ou não, que atuam como protagonistas desde o processo inicial de formação, passando pela emancipação até a contemporaneidade local. Um olhar sobre esta perspectiva contribui para compreender como está oc...
Patrimônio cultural de Trindade, Goiás : festejando o Divino Pai Eterno e as dinâmicas de participação social
A pesquisa tem por propósito estudar o Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Trindade, mais especificamente, compreender as dinâmicas na participação dos trindadenses e organização da Festa do Divino Pai Eterno, entendendo-a como espaço de sociabilidades e valorização dessa tradição. Contudo, o recorte temporal desta pesquisa será a partir de 2013, data essa que foi reconstruída e inaugurada a nova rodovia dos romeiros até 2019. Neste período há um aumento significativo de fiéis em direç...
A representação feminina no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
O estudo teve por escopo averiguar a presença de mulheres no Tribunal de Justiça de Goiás em detrimento do quantitativo geral de colaboradores, a partir do Diagnóstico de Participação Feminina no Poder Judiciário publicado pelo CNJ em 2019. Apresenta uma contextualização historiográfica da presença do Tribunal de Justiça na História de Goiás desde o Brasil-colônia, passando pelas figuras e posturas políticas no estado tão influenciadoras do pensamento coletivo estadual, capazes de gerar repre...
O sagrado e o profano em Hieronymus Bosch
Hieronymus Bosch (1450 – 1516) foi um pintor do Gótico Tardio que viveu em Flandres em pela efervescência do Renascimento. Nas obras deste estudo “O Jardim das Delícias Terrenas” (1490 –1515) e “O Juízo Final” (1500 – 1510) os sujeitos através do profano, exalam seus pecados, tristezas e as aflições que vem de uma ausência de realidade, de sentidos e de orientações. Os objetivos centrais desta pesquisa são analisar os processos históricos que se constituíram nas percepções do sagrado e do pro...
Direitos humanos e o sistema prisional : as mulheres transexuais e travestis egressas de estabelecimentos penais do Estado de Goiás e do Distrito Federal
O estudo teve por escopo averiguar como mulheres transexuais encarceradas em estabelecimentos penais do Distrito Federal e de Goiás cumpriram suas penas. Houve um diálogo entre pensamentos decoloniais, feministas, de gênero e da teoria queer. Logo após, foi realizada uma abordagem sobre o sistema prisional brasileiro e a seletividade penal que ocorre dentro desse e como o binarismo sexual no sistema penitenciário privilegia a discriminação de gênero. Para tanto, a abordagem qualitativa foi im...
Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
A presente Dissertação, integrante da linha de pesquisa Patrimônio Cultural e Território, tem como propósito investigar as narrativas discursivas e imagéticas sobre povos indígenas em livros didáticos a partir da abordagem decolonial do saber, articulando as histórias culturais dos indígenas registrados em tempos pretéritos com os indígenas conhecidos na atualidade. Tem como objeto de estudo os livros de História do Ensino Médio I, II e III, redigidos por Alfredo Boulos Jr. e adotados pela co...
A inserção das mídias sociais e usos dos recursos tecnológicos na educação no ensino médio em escola pública
A sociedade da informação oferece diversas formas de expressão da linguagem, sejam estas no formato escrito, visual ou oral. Diante disso, faz-se necessário implementar o ambiente escolar, garantindo aos estudantes as habilidades e competências necessárias para a compreensão das informações recebidas, fazendo análises críticas das mesmas e propondo, concretamente, mudanças efetivas que produzem novas formas de comunicação. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo, promover refle...
Complexo prisional do Estado de Goiás e o município de Aparecida como "Baixada Fluminense em terras de Goiás"
Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre estigma impregnado na cidade de Aparecida de Goiânia que recepcionou o Complexo Prisional do Estado bem como os métodos e práticas de ressocialização aplicadas no interior do referido Complexo, situado em Aparecida de Goiânia, Goiás, visando perceber os seus efeitos na sociedade. Para reunir as informações que subsidiaram as reflexões pertinentes ao tema foi feito um recorte temporal do início da década de 1960 até início de 2020. Esta...
Arte e diversidade : um estudo das concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade com docentes de arte da rede estadual em Trindade (GO)
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Poder e Representação, visa analisar as concepções sobre arte, consciência histórica e diversidade a partir dos questionários respondidos pelos 53 docentes das instituições escolares públicas no município de Trindade, em Goiás. Examinando esses temas deparou-se com uma problemática de como os docentes de arte da rede pública em Trindade têm compreendido e representado as concepções de arte, consciência histórica, diversidade e quais as noções qu...
- 19 História
- 18 History
- 18 Memória
- 14 Memory
- 9 Representation
- 9 Representação
- 8 Gênero
- . ver mais >
- 229 Dissertação
- 46 2020 - 2023
- 160 2010 - 2019
- 23 2008 - 2009
- 229 application/pdf